A cafeteira Chemex marca presença desde 1941, e deve a sua origem ao químico alemão Peter Schlumbohm, detentor de mais de 300 patentes, muito em parte graças aos profundos conhecimentos que possuía de química e ciência em geral.
Esse conhecimento é evidente nos mais diversos pormenores de uma Chemex: o vidro de borosilicato que não afeta o sabor do café, o filtro grosso anti resíduos e mais durável que o habitual, o formato do recipiente idêntico a um Erlenmeyer, entre outros detalhes que o tornaram numa verdadeira obra de arte. Aliás, não é por acaso que o mais elegante modelo se encontra exposto no Museu de arte antiga de Nova Iorque. Um estilo único e inconfundível de uma cafeteira gota-a-gota cheia de personalidade.
Características principais da Chemex
As cafeteiras chemex têm um design inconfundível mas não são mais do que cafeteiras de gotejamento. Neste tipo de aparelho, a água humedece os grãos de café, extraindo lentamente os aromas e sabores para um recipiente abaixo, graças à ação da força de gravidade. Construída em borosilicato, um material que não altera o sabor do café, a cafeteira foi pensada ao detalhe, aproveitando os conhecimentos de química do seu inventor.
Um exemplo disso são os filtros. As Chemex usam os seus próprios filtros, um pouco diferentes dos tradicionais usados nas cafeteiras elétricas. São feitos de um material mais resistente, capaz de separar de forma mais eficiente o café das borras. Mesmo os mais finos têm uma performance muito superior aos filtros comuns e ainda têm a vantagem de tornar o café menos amargo e mais puro.
Os filtros Chemex representam o verdadeiro segredo deste tipo de cafeteira. Permitem uma filtragem limpa sem residuos e óleos próprios do café, tendo como resultado um café puro e delicioso. Alguns dos modelos de filtro requerem inclusivamente dobras especiais como é o caso dos “meia-lua”, que só pode ser usado para a Chemex de 3 chávenas. Mas não se preocupe pois as instruções vêm escritas na embalagem. Porém, se não quer ter trabalho, os filtros universais adaptam-se a estas cafeteiras.
Básicamente, a Chemex divide-se em 3 simples componentes: o recipiente superior onde se coloca o filtro e o café moído, o recipiente inferior que recebe o café, e a típica alça de madeira onde se ata um cordão de couro, e que impede queimaduras ao agarrar a cafeteira. Encontram-se disponíveis no mercado nas versões para três, seis, oito ou dez chávenas e comercializam-se com ou sem a alça de madeira. Isso irá depender do modelo em questão (Classic e Handle ou Handblown). Os preços variam entre os 40 e pouco e os 65 euros.
A Chemex exige uma moagem grosseira um pouco inferior à utilizada numa prensa francesa, mas conseguir a moagem certa requer alguma prática. Deve usar-se preferencialmente água mineral e filtrada, e o filtro deve ter o tamanho correto. Para preparar café são necessários vários passos no entanto, de forma resumida, eles passam por moer o café, aquecer a água, colocar o café no filtro, despejar água quente e esperar que a gravidade faça o resto. No entanto há que respeitar alguns tempos de espera e passos extra se queremos um café verdadeiramente aromático e de sabor inigualável.
Deixe um comentário