Para quem gosta de café escolher a melhor cafeteira italiana elétrica pode ser uma tarefa difícil. Há que ter em conta a enorme variedade de produtos oferecidos no mercado, muitas vezes difíceis de comparar. Ao longo deste artigo vai ficar a saber mais sobre as cafeteiras elétricas italianas.
[toc]
Famosa há várias décadas, a cafeteira Moka elétrica é capaz de produzir um saboroso café, de aroma intenso e concentrado, sem risco de ficar queimado. É um método simples e prático para quem procura uma forma económica de fazer café. Economia, qualidade e versatilidade são apenas algumas das vantagens de adquirir uma cafeteira italiana elétrica.
Se a decisão de comprar uma cafeteira elétrica Moka já está tomada, a escolha do modelo certo é o próximo passo. Confira na tabela alguns dos modelos preferidos pelos consumidores e os preços.
Como funciona a cafeteira elétrica italiana?
Em termos de funcionamento, não diferem muito das tradicionais cafeteiras Moka. O depósito de baixo alberga a água que, ao aquecer, sobe através de um tubo central até ao compartimento de cima, onde se encontra o filtro e o café.
Numa cafeteira elétrica, a forma como a água aquece estabelece a diferença. Basta ligar a base elétrica para que a cafeteira entre em funcionamento, sem a necessidade de lume nem de controlar manualmente o tempo de exposição ao calor e a temperatura. Ao não ser necessário fogão, o café, em vez de ser preparado na cozinha, pode ser preparado, noutra parte da casa ou no escritório.
Vantagens da cafeteira moka elétrica
Face às cafeteiras italianas tradicionais, encontram-se algumas vantagens. Por um lado, estas cafeteiras são capazes de manter o café quente durante mais tempo. Após a preparação do café, deixe a cafeteira na base elétrica e assim, o café mantem-se quente por mais tempo, ou afaste a cafeteira da base e leve-a para onde quiser.
São inteligentes, e apagam-se logo que o café estiver pronto, evitando o sabor queimado do café. Por não haver necessidade de um fogão, também não se coloca o problema de incompatibilidade com placas de indução ou vitrocerâmica.
Também não haverá o perigo de sobreaquecimento da cafeteira ou um aumento de pressão excessivo. A não ser que esta possua a pega com material isolante, de modo a não provocar queimaduras graves.
O uso do fogão também pode significar desperdício de energia. Nem sempre a base da cafeteira é exatamente adaptável ao bico do fogão. Isto é ainda mais grave no caso das placas de vitrocerâmica onde a superfície chega a ser 3 vezes mais pequena que a base do aparelho. Ao utilizar uma base elétrica garante um perfeito ajuste e uma poupança de energia.
Uma outra grande vantagem que permite poupar energia é que muitas cafeteiras elétricas têm o temporizador. Assim pode programa-la na noite anterior e desfrutar de um café quente logo de manhã. Se começa as manhãs de forma atarefada, estes modelos garantem comodidade na hora fazer café.
Desvantagens da cafeteira moka elétrica
O café tem sabor, mas não é propriamente um expresso. Para tal seriam necessários pelo menos 9-10 bar de pressão. Nas cafeteiras moka a pressão não ultrapassa os 2. Por outro lado os materiais de construção tendem a ser menos duradouros. Os pontos mais frágeis, destacam-se a pega e o recipiente para o café. Claro que depende do modelo em questão mas os modelos mais baratos são normalmente fabricados em plástico o que reduz a durabilidade.
É também importante relembrar que o facto de acrescentar uma placa elétrica aumenta a probabilidade de ocorrência de avarias. Se por um lado podemos regular o calor numa típica cafeteira moka, através da intensidade do lume, as elétricas não o permitem pelo que acabam por se tornar mais lentas extraindo o café sempre da mesma forma. Por essa mesma razão o café poderá não sair exatamente ao gosto do utilizador.
A melhor cafeteira italiana elétrica
A Bialetti é a marca italiana de cafeteiras moka por excelência. Aposte num utensílio de renome, mas a sua escolha vai depender do número de chávenas, tipo de aquecimento e outros fatores. Aqui fica o nosso guia para as melhores cafeteiras elétricas italianas. Descubra já a seguir!
Bialetti Elektrika
A Bialletti elétrica surge quase em número um por pertencer à conceituada marca, popular pela excelência, durabilidade e qualidade. Compacta e elegante, caracteriza-se por ser fácil de transportar, muito útil para quem gosta de levar a cafeteira de férias ou para o local de trabalho. Os materiais em aço inox garantem robustez e uma distribuição de calor uniforme. O preço da Bialletti Moka Elektrica ronda os 40 euros.
Bialetti Easy Timer
A Bialetti Easy Timer, como o seu nome sugere, vem dotada de um temporizador. Esta cafeteira Moka elétrica é programável, o que permite preparar o café na hora, ou deixá-lo programado para que se faça sozinho no momento que melhor convier a cada pessoa. Outra funcionalidade desta cafeteira é o facto de manter o café quente por aproximadamente 20 minutos. A Bialetti Easy Timer tem capacidade para 3 chávenas e pode ser encontrada ao preço de 70 euros.
Ariete Cafeteira elétrica Moka Aroma
Esta marca italiana dispõe também de vários modelos de cafeteiras elétricas com capacidade para vários tamanhos de chávena. Depois de finalizado o café, a placa mantém o café quente.
Produto | |||
Imagem | |||
Valoração dos clientes | |||
O Melhor Preço |
Moka Alicia DE’LONGHI
A cafeteira elétrica Moka Alicia também não fica atrás em termos de qualidade do café e robustez. Com capacidade de preparar 9 chávenas de café, é uma das melhores em termos de relação qualidade-preço. Capaz de manter o café quente por 30 minutos, o sistema de desligamento automático impede que o café transborde ou queime.
Embora a maior parte dos modelos de cafeteira italiana elétrica apenas estejam disponível num tamanho, encontrará a Delonghi Alicia nas suas versões de 6 e 9 chávenas de capacidade. O preço ronda os 60 euros.
Mx Onda MX-CE2254
Mais um modelo que surge com um temporizador, permitindo um café quente acabado de fazer todas as manhãs. Simplicidade aliadas a um café saboroso e aromático. O preço da cafeteira moka elética Mx Onda MX-CE2254 ronda os 35 euros.
As cafeteiras elétricas Moka ganham cada vez mais popularidade e podem ser para muitos uma alternativa face à cafeteria moka tradicional, podendo ser a opção ideal para criar a ocasião perfeita de beber um bom café ao pequeno-almoço ou a meio da tarde.
Deixe um comentário