Site icon Máquinas de Café

Bodum Pebo – Cafeteira de Balão

cafeteira a vácuo

Muito popular nos países da Europa do Norte, a cafeteira de balão Bodum Pebo traz de volta a experiência do passado na preparação do café a vácuo, em contraste com a rapidez das máquinas de café modernas que conquistaram a maioria das cozinhas, mas que mesmo assim deixam espaço para que este tipo de cafeteira volte a ser uma tendência.

A cafeteira a vácuo Bodum Pebo (ou Bodum Santos como era conhecida antigamente) proporciona uma nova experiência de fazer café. O vidro transparente permite observar todo o processo do começo ao fim. A água sobe à medida que é aquecida, devido à diferença de pressão gerada entre os dois compartimentos, similar à forma como o expresso é preparado nas tradicionais cafeteiras italianas.

[toc]

Características principais da Bodum Pebo

A Bodum Pebo é uma máquina de café de vácuo ou sifão que usa o princípio da expansão e contração do vapor de água na preparação do café. Por ser um sistema fechado, o processo de infusão conserva todo o aroma e perfume até que o aparelho seja aberto para servir a bebida. O sabor é assim conservado de forma mais eficiente que nas tradicionais cafeteiras.

Composta por dois recipientes de vidro colocados verticalmente um por cima do outro, um dos recipientes comporta um funil, um filtro e uma base. No recipiente inferior é colocada a água e o segundo recebe os grãos de café moídos. Os dois recipientes encontram-se unidos por uma junta de borracha que impede fugas de água ou café pelas fendas. Resta a fonte de aquecimento que poderá variar de acordo com o gosto do utilizador. O modo de preparação do café está descrito mais abaixo.

4.5/5
  • Pega de plástico

  • Vidro borossilicato

  • Fabricado na Europa

  • Apresentação: caixa individual / presente

Uma grande vantagem que permite alcançar bons resultados é a capacidade de calibrar de forma precisa a temperatura da água e o tempo de infusão do café neste tipo de cafeteira. Por outro lado, os recipientes são frágeis o que dificulta a sua limpeza, havendo o risco de danificar ou partir alguma peça. No entanto, caso aconteça, é possível comprar as peças suplentes da Bodum Pebo.

Como preparar café na Bodum Pebo

A preparação do café neste cafeteira a vácuo pode ser um processo que exija algumas tentativas até acertar na metodologia mais correta. Mas, basicamente a água vai aquecer na parte de baixo, depois começará a subir para a parte superior onde será misturada com o café moído. Então o café depois de pronto cai na parte inferior e pode ser servido!

É muito fácil de usar, mesmo que nunca tenha usado uma cafeteira a vácuo antes, estes são os passos a seguir para preparar um café saboroso na cafeteira de balão Bodum:

  1. Prepare o café moído, para um café excelente utilize café moído na hora, preferentemente a moagem deve ser grossa, dado o longo tempo de extração necessária. A quantidade de café depende do gosto pessoal. Se pretender orientar-se, o fabricante Bodum Pebo recomenda utilizar 8 colheres de café em pó para 1 litro de água.
  2. Encha a parte de baixo com água: não encha completamente e deixe pelo menos 2 cm livres. Se quiser pode adicionar água já preaquecida para uma maior rapidez na preparação.
  3. Coloque o funil e o filtro na parte superior do balão de modo que fique bem encaixado. Em seguida, deite o café moído, segundo a quantidade desejada.
  4. Coloque a parte de baixo com a água preaquecida no fogo e em seguida coloque a parte de cima até encaixar na parte de baixo. Deixe aquecer, então a água quente começará a subir através do funil até à parte de cima onde se misturará com o café moído. Ficará um pouco de água no fundo do balão, mas que é necessária para evitar o superaquecimento do vidro. Mexa com cuidado o café com a água, evitando tocar no filtro e funil.
  5. O fogão deve continuar ligado por cerca de 1 a 2 minutos de modo a manter o café quente no recipiente superior e mexa novamente no final.
  6. Depois apague ou retire do fogo. Agora, devido a diferença de pressão, o café cai na parte de baixo, pronto para ser servido
  7. Separe a parte de cima da parte de baixo e sirva o café já pronto, pois a parte inferior tem o formato de um jarro

Logicamente que a preparação do café na cafeteira de balão Bodum Pebo é um processo mais demorado em comparação a outros sistemas de fazer café mais rápidos e práticos e até mesmo face às tradicionais cafeteiras italianas e de êmbolo, podendo não ser para muitos, a melhor opção de tirar café, mas que, mesmo assim, não vai decepcionar os grandes apreciadores de café, pelos seus resultados convincentes.

Para quem prefere uma máquina de café a vácuo que não precise de ir ao lume, a Bodum apresentou recentemente a sua versão elétrica desta cafeteira de balão chamada Bodum ePEBO. A Bodum ePEBO é uma cafeteira elétrica a vácuo que integra um elemento de aquecimento e não requer uma fonte de aquecimento externa.

Vantagens da Bodum Pebo

Desvantagens da Bodum Pebo

Preço

O preço da Bodum Pebo ronda os 35 euros na sua versão de 1 litro ou 8 chávenas, o que não é excessivo considerando a complexidade e design destas cafeteiras.

Ver Produto

Porque é que deve comprar a cafeteira de café Bodum Pebo

Se para si preparar café é uma ciência ou até mesmo uma arte e procura algo que é único e diferente e até divertido, a cafeteira Bodum Pebo é a ideal para si. Considerada a melhor cafeteira a vácuo, a sua versatilidade permite diferentes tipos de preparação usando o mesmo equipamento. Permite a regulação da temperatura, tempo de infusão e o sistema fechado impede fugas de aroma até que o café seja servido. Uma boa aposta para os mais pacientes.

Comprar Amazon.es

Vídeo Bodum Pebo

No seguinte vídeo pode ver todos os passos de como fazer café neste cafeteira de balão bem como uma completa review da Bodum Pebo, que lhe dará uma visão geral deste produto antes de tomar a decisão de comprar:

Exit mobile version