Site icon Máquinas de Café

Como descalcificar a maquina de café Nespresso

A descalcificação é um processo importante e necessário para garantir o bom funcionamento e durabilidade de uma máquina de café. Porém, ele é muitas vezes descurado pelos utilizadores. A Nespresso não é exceção. Esta elegante máquina oferece um café aromático e delicioso de forma rápida e eficiente mas precisa de atenção pelo menos uma vez por ano. Daí a importância da descalcificação da máquina Nespresso.

Máquina de café Nespresso Inissia

Porque é que deve descalcificar a Nespresso?

A explicação é simples. Ao prepararmos um café, a água presente no depósito percorre um longo circuito até passar pelo café e cair na chávena. Ao fazê-lo, deixa pelo caminho pequenos restos de calcário, à semelhança do que acontece numa máquina de lavar loiça.

Se os depósitos se acumularem durante muito tempo, os circuitos poderão entupir o que causa variações na pressão da água e no sabor do café. Essas impurezas diminuem o tempo de vida útil da máquina. Porém existe uma solução simples para evitar estragar o aparelho ou diminuir a qualidade do café. Trata-se de utilizar descalcificantes.

Quantas vezes deve ser feita a descalcificação?

Para saber quando deve descalcificar a máquina, é preciso que tenha conhecimento da dureza da água da sua região (isto se utilizar água da torneira). Mas regra geral, deve seguir a regra de descalcificação a cada 500 a 600 cafés tirados. Caso  não tenha ideia do numero de cafés que prepara diariamente, repita o processo pelo menos uma vez por ano.

Como descalcificar a Nespresso?

O processo de descalcificação é simples especialmente se recorrer ao kit de descalcificação da Nespresso. Este kit contém um líquido feito à base de cítricos, próprio para descalcificar a máquina nas doses recomendadas pela marca. Deve evitar usar receitas caseiras à base de vinagre ou sumo de limão pois apesar de prometerem os mesmos resultados, poderão danificar a máquina a longo prazo.

Se não quiser usar o kit da marca, tem sempre a opção de utilizar os kits universais. Um exemplo disso é o da marca Krups. Para o fazer basta seguir alguns passos. Não é um processo difícil mas deverá seguir a ordem de todas as tarefas para obter bons resultados. Confira-os aqui:

  1. Retire todas as cápsulas da máquina tendo em atenção o reservatório que deverá ficar livre de cápsulas.
  2. Encha o reservatório de água com 0.5 L de água e o produto descalcificador fornecido pelo kit
  3. Para colher o liquido, deverá colocar um reservatório suficientemente grande no local onde fica habitualmente a chávena, garantido que tem capacidade para recolher a quantia colocada no depósito.
  4. Aqui começa o processo de descalcificação. Deverá pressionar os dois botões de tirar café em simultâneo durante 3 segundos, que vão começar a piscar. (Para saber quais são, deverá consultar o manual de instruções do seu equipamento já que estes variam conforme o modelo).
  5. Mal se inicie o processo de descalcificação, pressione o botão de um café longo (a chávena grande) para que o líquido atravesse todos os circuitos e tubos da máquina, limpando as impurezas. Este processo deverá ser repetido por várias vezes. A máquina interromperá o processo quando detetar que já não existem resíduos, finalizando-se o processo de descalcificação. Caso esvazie o depósito da água, reutilize o liquido descalcificador até que o processo esteja completo.
  6. Quando a máquina parar por si, o processo encontra-se finalizado. Mas não se pode esquecer de limpar muito bem o depósito de água para que se eliminem todos os vestígios de liquido descalcificador. Mas lembre-se que os tubos interiores ainda contêm o produto, que é tóxico e perigoso para a saúde. Por isso é muito importante que volte a pressionar o botão da chávena grande para que a água limpa termine o processo de limpeza por dentro da máquina.
  7. Após o processo, a máquina se encontra no modo descalcificação. Por isso não se esqueça de voltar a premir os dois botões em simultâneo para que regresse ao modo de preparação de café. Estes 2 botões são por norma o das chávenas grande e pequena mas confirme no manual de instruções do seu modelo.

Descalcificante EcoDecalk Delonghi

O líquido descalcificante EcoDecalk da Delonghi, um dos mais vendidos, é outra boa opção para descalcificar a Nespresso:

Veja no vídeo como descalcificar a Nespresso

Vídeo ─ Como descalcificar a Nespresso Inissia:

As Nespresso caracterizam-se por possuir vários modelos e uma das peculiaridades destas máquinas é que o processo de descalcificação poderá variar um pouco. Leia sempre o manual de instruções da sua máquina Nespresso para garantir que realiza o procedimento da maneira correta.

Método caseiro de descalcifição

Quem não pode ou quer gastar muito dinheiro na manutenção de sua máquina de café, pode usar produtos caseiros para a remoção do calcário. Nos referimos ao vinagre, no entanto, deve saber que não são produtos recomendados para a descalcificação, pois segundo o fabricante, pode causar problemas no funcionamento da máquina de café e ainda podem afetar o gosto do café.

Como muitos utilizadores procuram estas soluções baratas, vamos descrever passo a passo como descalcificar a nespresso com vinagre. Mas devemos lembrar que é recomendável usar o kit de descalcificação Nespresso, porque é o mais adequado à sua máquina.

Como descalcificar a Nespresso com vinagre

Os líquidos descalcificantes levam ingredientes como ácidos cítricos, então o sumo limão ou vinagre branco podem ser bons substitutos para descalcificar a máquina Nespresso. Mesmo assim, insistimos que, embora estes produtos caseiros possam remover os resíduos de calcário, há riscos de que o vinagre possa causar danos na máquina. Portanto, recomendamos sempre usar kits descalcificantes Nespresso ou Krups originais.

Para descalcificar com vinagre branco caseiro, use-o puro, sem misturar com água. Este ó o procedimento passo a passo:

  1. Retire as cápsulas da máquina e do reservatório e encha o depósito de água com meio litro de vinagre. Coloque no seu sítio e ligue a máquina. Coloque um recipiente debaixo da saída de café para recolher o vinagre.
  2. Agora pressione o botão do café para fazer com que o vinagre circule por todo o circuito interno da máquina, deverá repetir várias vezes até o depósito ficar vazio. Espere e deixe a máquina ligada cerca de 20 minutos para que o vinagre possa remover todo o calcário dos tubos e circuitos internos.
  3. Entretanto leve e enxagúe o depósito de água para eliminar restos do vinagre.
  4. Após terminado este tempo, encha o reservatório de água com água limpa (sem vinagre).
  5. Volte a carregar no botão de tirar café para que a água corra por todos o circuitos e tubos da máquina, de modo a limpar vestígios do vinagre e impurezas. Repita várias vezes o processo ─ esvaziar, enxaguar e encher o tanque com água potável ─ para que quando volte a tirar café este não tenha gosto de vinagre.
  6. A máquina está agora pronta para a sua utilização.

Durante a descalcificação produz-se vapores e um forte cheiro do vinagre, ao ser aquecido, por isso certifique-se de não inclinar-se muito para evitar respirar os vapores.

Exit mobile version