Site icon Máquinas de Café

Rancilio silvia

A máquina de café expresso Rancilio Silvia para uso doméstico é já um clássico em muitas cozinhas, um aparelho absolutamente intemporal. A sua durabilidade e eficiência fazem dela um investimento único na vida de qualquer apaixonado pelo café expresso feito em casa como aquele que toma no café. Não em vão, esta marca tem tantos fiéis seguidores, sendo considerada umas das máquinas de café expresso mais populares do mundo.

A Rancilio é uma marca italiana conhecida pela qualidade das suas máquinas e moinhos para café expresso. Embora a empresa seja conhecida por fabricar máquinas comerciais de alta qualidade, com o passar dos tempos deu começo à fabricação de máquinas de café para uso doméstico.

Fabricada desde 1998, a Rancilio Silvia passou por constantes modificações no sentido de melhorar e oferecer um melhor serviço ao consumidor. Atualmente o modelo está na quinta versão (V5), embora pela qualidade dos seus materiais longevos, a maioria dos utilizadores ainda utiliza a Rancilio Silvia V3.

Quem realmente quer tornar-se um verdadeiro barista em casa esta máquina é das mais recomendadas. No entanto, não é para todos, mas sim para quem sente essa verdadeira paixão e quer dedicar-se com afinco à preparação do café. Para pessoas, que o que querem é ter a sua chávena de café, sem que isto suponha tempo de espera e muitas exigências, esta máquina não é para elas.

No entanto com a prática tudo se aprende. Tal como qualquer outra máquina, obviamente que os primeiros cafés não vão sair tão bem quanto deseja, o mesmo se aplica à espuma de leite, mas se não desistir, vai dominar a arte de fazer café.

Descubra tudo o que esta máquina tem para lhe oferecer, o bom sobrepõe-se ao pouco de mau que possa ter. Sendo assim, aqui deixamos uma análise profunda desta máquina de café expresso italiana!

O seu design clássico e estrutura de aço inoxidável com o acabamento acetinado dá a sensação de que estamos perante uma máquina industrial. Mas não, o aparelho é para uso doméstico e mede apenas 290 x 235 x 340 mm, pesa 14 kg e vai ficar bem com a decoração de qualquer cozinha.

A sua aparência simplificada, com apenas 4 botões no painel de controlo: o botão ligar/desligar, o do café, o da água e o do vapor e ainda a luz de aquecimento da caldeira e a torneira de vapor/água quente mais os acessórios: porta-filtros e filtros cromados para 1 ou 2 cafés, o tamper, a colher doseadora, é tudo o que à primeira vista necessita para a extração do café.

O porta-filtro com um tamanho comercial, 58mm, pesado e maciço é parecido ao de uma máquina do bar, garantido que a água seja distribuída uniformemente pelo café moído. Tanto o porta-filtros e respetivos filtros como a cabeça do grupo são feitos de latão cromado.

O depósito de água é um dos maiores, cerca de 2 litros, está inserido na parte de trás da Rancilio Silvia e é alcançável desde a parte de cima ao levantar, podendo enchê-lo sem retirar, colocando água diretamente com uma jarra. Na parte superior encontra-se a prateleira que mantém as chávenas quentes, um componente importante para a obtenção do café sempre quente.

Características principais da Rancilio Silvia

Caldeira de latão e termostatos

A máquina de café expresso Rancilio Silvia possui uma única caldeira de cobre isolada ─ garantia de excelência e qualidade. A maioria das máquinas no mercado hoje em dia utilizam uma caldeira de alumínio, revestida com aço inoxidável. O cobre é uma ótima escolha, e é conhecido pelas suas propriedades de aquecimento rápido e estabilidade da temperatura.

Está equipada com 3 termóstatos, que têm a função de controlar as temperaturas de cada respetiva preparação: café, vapor para leite/água quente e ainda o termóstato de segurança que desliga a energia para a caldeira se houver  sobreaquecimento. Tem também uma válvula solenóide de três vias para liberar a pressão, isto evita queimaduras e gotejamento, e ajuda a manter o suporte do filtro limpo e seco.

O tempo de aquecimento depois de ligar, e tal como acontece com qualquer outra máquina de manipulo com caldeira, é cerca de 15 a 20 minutos, o que é normal. Desliga-se 30 minutos após o último café tirado (café e água quente).

O sistema de espuma de leite

O tubo de vapor permite fazer espuma de leite deliciosa e firme para latte macchiato, cappuccino e muito mais. A preparação destas especialidades de café não é feita de forma automática, mas manualmente no botão rotativo. É certo  que as primeiras vezes pode não sair uma bonita espuma, mas é uma questão de praticar até dominar.

A Silvia é uma máquina de café expresso de circuito único. Em outras palavras, tem apenas uma caldeira que fornece a água quente para o café expresso e o vapor para a formação de espuma no leite. É por isso que não é possível fazer ao mesmo tempo café expresso e espuma de leite. No entanto, a nível domestico isto não é um problema, o tempo de espera é muito pouco.

No geral, esta máquina tem uma oferta muito boa de peças de reposição, o que é muito importante. Com os devidos cuidados e manutenção, esta máquina pode durar décadas. Para quem está disposto a gastar mais de 600 € para uma máquina de café expresso, esta é uma boa escolha.

Vantagens da Rancilio Silvia

Desvantagens da Rancilio Silvia

Rancilio Silvia com PID

Os verdadeiros amantes do café ─ os denominados baristas em casa ─ para os quais tirar um café é uma arte que envolve pequenos detalhes que fazem a diferença no sabor do café, aconselham a instalação de um PID. Um PID é uma tecnologia que permite controlar com maior precisão a temperatura da caldeira e portanto a temperatura de exatração do café.

Este processo é conhecido no mundo anglo-saxão como”temperatura surf”, termo que começa a ser adoptado e traduzido ao português como “surfar a temperatura”. A temperatura pode subir 1 grau ou mais ou diminuir conforme o desejado, garantido que a extração do expresso seja feita sempre na mesma temperatura ideal, que costuma ser de 95-96 ° C. Esta pequena variação de temperatura pode melhorar o sabor do café.

Mas esta apreciação só é notada pelos verdadeiros puristas do café, pois ao comprar, não vem incluído um kit de adaptação PID e o fabricante não recomenda a sua instalação. E, se for instalado, anula a garantia da máquina. Por isso é melhor fazê-lo, se assim achar conveniente, depois de finalizado o período de garantia.

Depósito de água com dois tubos

Existem dois tubos no depósito de água, um dos quais não chega até o fundo. No manual, não diz nada a respeito e muitos consumidores não sabem para que serve. O tubo mais cumprido é para o fornecimento de água para a caldeira e preparação das distintas bebidas e o tubo mais curto devolve ao depósito de água a água (em forma de gotejamento), formada pelo excesso de pressão, por isso este tubo não necessita chegar até ao fundo do depósito.

Versões de Rancilio Silvia

Desde o seu lançamento em 1998, houve cinco versões diferentes da Silvia, numeradas de 1 a 5 com a letra V antes do número. Quanto maior o número que vem depois da letra “v”, mais recente é o modelo. Hoje em dia é quase impossível encontrar o modelo v1. Os modelos v2 e v3 ainda podem ser encontrados em lojas de segunda mão ou no Ebay. A versão 4 ainda pode ser encontrada nas lojas.

As diferenças entre eles não são tão significativas, trata-se apenas de pequenas mudanças em termos de design e componentes atualizados, para melhorar a experiencia do usuário.

Vídeos da Rancilio Silvia

Além de deliciosos expressos, pode fazer espuma de leite e água para chás.

Neste vídeo encontra uma análise e descrição mais completa desta máquina de café que talvez lhe interesse, embora esteja em inglês.

Porque é que deve comprar a Rancilio Silvia?

Tal como a Gaggia Classic, a Rancilio Silvia é outra máquina de café expresso de qualidade e de fabricação italiana, mas a um nível superior e mais cara. É um aparelho robusto que vai durar muitos anos ou mesmo décadas. Qualquer pessoa que tenha paixão por um bom café e queira fazer um investimento no futuro, esta é a escolha certa e vale a pena o preço a pagar, cerca de 650 €.

Como já dito é uma máquina de café expresso que oferece um nível de exigência e, portanto, requer um tempo de adaptação, por parte dos iniciantes, para obter bebidas bem-sucedidas. Mas, mais uma vez, a palavra de ordem com esta máquina é a prática. Uma vez alcançada, o resultado é uma chávena digna de máquinas de café expresso profissionais.

Para ficar a saber mais sobre o seu funcionamento faça o download do manual de instruções pdf em português da rancilio silvia.

Exit mobile version