Site icon Máquinas de Café

Como utilizar a agulha de limpeza da Dolce Gusto

Quando fazemos café colocamos a cápsula no porta-cápsulas e depois fechamos a alavanca, então a água começa a fluir. Mas quando o líquido não sai, pode significar que a cápsula está bloqueada devido à pressão. Sendo assim, o injetor deve ser limpo com a agulha de limpeza da Dolce Gusto.

O injetor das máquinas de café Dolce Gusto é o bico que perfura as cápsulas e permite que a água sob pressão passe na cápsula, permitindo a extração de cafés cremosos. Por isso, a sua manutenção é essencial para o bom funcionamento da sua máquina.

Agulha de limpeza Dolce Gusto

Tente primeiro utilizar a máquina sem cápsula. Se a água sai, então era porque a cápsula tinha um defeito, devendo utilizar outra. Mas se assim não for, deve utilizar a agulha de limpeza da Dolce Gusto para limpar o injetor.

O injetor da cabeça da sua máquina por vezes fica bloqueado ou sob pressão. Ele tem a forma de bico pontiagudo, com um tubo interno para a saída de água e está localizado na cabeça da máquina. Para vê-lo remova o porta-cápsulas e incline a sua cabeça por baixo da saída de café e olhe para cima, ou então incline a máquina.

Para limpar o injetor do seu aparelho deve utilizar a agulha de limpeza Dolce Gusto. O injetor limpo e sem quaisquer resíduos é essencial para o bom funcionamento da sua máquina nescafé.

Assim é a agulha de limpeza da Dolce Gusto

Muitos consumidores não sabem que todas as máquinas de café Dolce Gusto trazem consigo uma agulha de limpeza (como pode ver na imagem acima). Normalmente encontra-se no compartimento que se encontra na parte de trás da máquina de café.

Em alguns modelos, o depósito de água deve ser removido para poder ver onde está, é o caso da Mini me, Piccolo. Em outros modelos, está debaixo da gaveta de recolha de pingos, como a Infinissima, Esperta.

Retire a agulha do seu devido lugar, depois abra o suporte para cápsulas e insira a agulha no bico do injetor e faça movimentos para cima e para baixo, com cuidado. Em alguns modelos, como a Drop, o injetor pode ser removido.

No caso de não encontrar a agulha de limpeza, use um alfinete ou uma agulha de costura, que podem servir para o mesmo fim. Finalmente, depois de desentupir o injetor da sua Dolce Gusto, coloque a máquina em funcionamento sem cápsula para que a água possa fluir pelo injetor a modo de enxaguamento.

Como manter o injetor sempre limpo

De modo a evitar que o injetor fique bloqueado, retire sempre a cápsula cada vez que prepara café ou outra bebida. Se deixar ficar a cápsula usada no porta-cápsulas com a alavanca fechada, o injetor fica durante muito tempo em contacto com os restos de café da cápsula usada. Experimente também iniciar um ciclo de água com a cápsula usada, para amolecer os restos e facilitar a sua expulsão.

Mas quando ocorrer este problema, remova a cápsula com muito cuidado, porque o injetor pode estar bloqueado e, não force a alavanca, pois a cápsula pode estar bloqueada e pressurizada. Por vezes deve esperar 20 minutos até a pressão baixar e então depois levantar o manípulo e retirar o porta-cápsula.

Se a sua máquina dolce gosto esteve muito tempo sem utilização, como quando vai de férias, prima o botão de extração para deixar correr a água antes de preparar o primeiro café. Desta forma, remove restos secos ou sujidade.

De modo a evitar problemas com o injetor e prolongar a vida útil da Dolce Gusto deve usar a agulha de limpeza com frequência. Lembre-se que a limpeza da Dolce Gusto permite alargar o tempo de vida útil do aparelho e o processo de descalcificação deve ser feito cada 3-4 meses como mínimo.

Veja no vídeo como desbloquear a sua máquina de café Dolce Gusto

Exit mobile version