Site icon Máquinas de Café

Como fazer café expresso em casa

O primeiro para fazer um bom café expresso é ter uma máquina de café que aqueça a água a uma temperatura entre 88 e 92 ° C e que tenha uma pressão de extracção de 8-10 bar, para que possa extrair todo o aroma e sabor e aquela capa de creme espumosa.

As melhores máquinas de café manuais cumprem todas estas funções. Se é possuidor de uma delas, abaixo encontra os passos a seguir para fazer café expresso e começar bem as suas manhãs com aquele aroma que desperta sensações memoráveis para o resto do dia.

Além da compra de uma máquina de café expresso de uso doméstico, há muitos outros conselhos que deve ficar a saber e que lhe deixamos já em seguida e mais abaixo também para obter um bom café com uma espuma cremosa, digno de um barista.

Os principais fatores na preparação do café expresso em casa:

Quantidade do café em gramas

No momento de preparar o café em casa deve também saber quantas gramas de café tem um expresso. Sendo assim, a dose recomendada é cerca de 7 gramas de café moído, que corresponde a cerca de 50 grãos, para 30 ml de água, ou 14 gramas para uma dose dupla. O tempo de extração do café é de 25 segundos. Se moer o café em casa, apenas moa a quantidade que irá necessitar, pois o café em pó perde o sabor passado algum tempo.

Moer o café na hora

Para conseguir um resultado perfeito, a qualidade do café em pó tem muita importância. O melhor café em grão para o expresso deve consistir numa mistura de grãos de café arábica e robusta, com uma torrefacção cuidadosa para preservar o autêntico sabor do café expresso português que tem o seu próprio blend. O café arábica tem um sabor e aroma fortes, enquanto o robusta é o responsável da capa de creme, a mistura dos dois é fundamental.

Pode utilizar café moído para máquina de café expresso. Mas o melhor, é moer os grãos de café frescos na hora com um bom moinho de café, ou então compre grãos recém moídos numa loja especializada, que moem no local.

Café moído para máquina de café expresso

A moagem é muito importante para o sabor perfeito do café expresso em casa. Para tal é necessário escolher um grau de moagem entre fino e médio, cuja consistência seja como o açúcar. Se for muito grossa, faz a água sair rapidamente e não extrai todos os aromas dos grãos, ficando um café fraco e um creme claro. Se for demasiado fina, a água sai lentamente, o que torna o café amargo e o creme muito escuro.

Como preparar o café expresso em casa

Primeiro verifique se há água no reservatório e preaqueça a máquina, se possível use água mineral. Aqueça primeiro a chávena com água quente e insira o filtro para uma chávena no porta-filtro. Para uma chávena, encha o filtro com cerca de 7 gramas. Para duas chávenas encha o filtro com 14 g de café.

  1. Coloque o café moído no porta-filtro.
  2. Prense o café levemente com o calcador e retire com o dedo a sobra de café da borda do porta-filtro.
  3. Encaixe o porta-filtro no devido lugar da máquina de café e gire da esquerda para a direita até ao fim com alguma força, certifique-se de que encaixou bem.
  4. Coloque a chávena por de baixo dos bicos do porta-filtro.
  5. Pressione o botão para café expresso.
  6. O café começa a sair através dos bicos do porta-filtro.
  7. Depois de obter a quantidade de café desejada, pare a saída do café.
  8. Saboreie o seu café expresso com o aroma perfeito e creme cor de avelã.

Conselhos para um bom café expresso

O sabor do café, quer seja forte ou fraco, se o creme sai claro ou escuro, o tempo de saída do café, tudo depende de vários factores, que mesmo insignificantes fazem a diferença no resultado final do seu sabor, alguns deles são: a máquina de café expresso com pressão 9 bars, o tipo de café e o grau de moagem, o pré-aquecimento da máquina e das chávenas, o calcamento do café no porta-filtros…

Para conseguir um café mais quente, a máquina deve ser preaquecida. As boas máquinas manuais aquecem a água a 90 ° C. A água nunca deve ferver, pois a ebulição da água “estraga” o processo de criar um bom café. Por outro lado, se a água não estiver suficientemente quente, não pode extrair todos os aromas voláteis do café moído. Aqueça sempre a chávena com água quente durante alguns minutos. Esvazie-a e comece a tirar café como indicado acima.

Antes de tirar o café, limpe o manípulo (porta-filtros) com água para retirar restos de café velho e seque devidamente. A limpeza dos filtros de café deve ser feita regularmente, lavando-os com água e certificando-se que os furos não estejam tapados com restos de café, como também o enxaguamento do circuito de café da máquina.

A importância de calcar o café

É importante ter um calcador para pressionar o café moído. O calcamento vai permitir uma melhor distribuição do café em pó no filtro, para que a água passe de forma homogénea através do café. Isto permite que a água absorva melhor todos os aromas do café moído para fazer um café expresso em casa com sabor.

Se a moagem não ficar bem calcada pode dar-se duas coisas: a água passará rapidamente e, após a extração, sai um café fraco e um creme de cor clara; por outro lado, se ficar demasiado calcada, vai ser difícil a passagem da água que levará tempo, e o café fica com um sabor forte e desagradável e um creme de cor escura.

Para saber se calcou bem, vire o porta-filtro de cabeça para baixo para verificar se a moagem ficou bem prensada. Se este for o caso, nada vai cair, caso contrário, já pode imaginar… O calcador também conhecido como tamper, deve estar adaptado ao diâmetro do seu porta-filtro.

Agora que já sabe como preparar o expresso em casa, concentre-se, não se distraia, esqueça tudo à sua volta por um breve momento e dedique-se inteiramente ao prazer de um café perfeito. Pratique, seja paciente, para tornar-se um verdadeiro barista em casa!

Exit mobile version