O primeiro para fazer um bom café expresso é ter uma máquina de café que aqueça a água a uma temperatura entre 88 e 92 ° C e que tenha uma pressão de extracção de 8-10 bar, para que possa extrair todo o aroma e sabor e aquele capa de creme espumosa.
As melhores máquinas de café manuais cumprem todas estas funções. Se é possuidor de uma delas, abaixo encontra os passos a seguir para fazer um bom café e começar bem as suas manhãs com aquele aroma que desperta sensações memoráveis para o resto do dia.
Além da compra de uma máquina de café expresso de uso doméstico, há muitos outros conselhos que deve ficar a saber e que lhe deixamos já em seguida e mais abaixo também para obter um bom café com uma espuma cremosa, digno de um barista.
Os principais fatores na preparação do café expresso em casa:
Moer o café na hora
Para conseguir um resultado perfeito, a qualidade do café em pó tem muita importância. Utilize somente café moído para máquina de café expresso. Mas o melhor, é moer os grãos de café frescos na hora com um bom moinho de café, ou então compre grãos recém moídos numa loja especializada, que moem no local.
Moagem
A moagem é muito importante para o sabor perfeito do café. Para a máquina de café expresso, é necessário escolher um grau de moagem entre fino e médio, cuja consistência seja como o açúcar. Se for muito grossa, faz a água sair rapidamente e não extrai todos os aromas dos grãos, ficando um café fraco e um creme claro. Se for demasiado fina, a água sai lentamente, o que torna o café amargo e o creme muito escuro.
Quantidade do café em gramas
No momento de preparar o café em casa deve também saber quantas gramas de café tem um expresso. Sendo assim, a dose recomendada é cerca de 7 gramas de café moído, que corresponde a cerca de 50 grãos, para 30 ml de água, ou 14 gramas para uma dose dupla. O tempo de extração do café é de 25 segundos. Se moer o café em casa, apenas moa a quantidade que irá necessitar, pois o café em pó perde o sabor passado algum tempo.
Mistura dos grãos de café
O melhor café em grão para o expresso deve consistir numa mistura de grãos de café arábica e robusta, com uma torrefacção cuidadosa para preservar o autêntico sabor do café expresso português que tem o seu próprio blend. O café arábica tem um sabor e aroma fortes, enquanto o robusta é o responsável da capa de creme, a mistura dos dois é fundamental.
Como preparar o café expresso em casa
Primeiro verifique se há água no reservatório e preaqueça a máquina, se possível use água mineral. Aqueça primeiro a chávena com água quente e insira o filtro para uma chávena no porta-filtro. Para uma chávena, encha o filtro com cerca de 7 gramas. Para duas chávenas encha o filtro com 14 g de café.
- Coloque o café moído no porta-filtro.
- Prense o café levemente com o calcador e retire com o dedo a sobra de café da borda do porta-filtro.
- Encaixe o porta-filtro no devido lugar da máquina de café e gire da esquerda para a direita até ao fim com alguma força, certifique-se de que encaixou bem.
- Coloque a chávena por de baixo dos bicos do porta-filtro.
- Pressione o botão para café expresso.
- O café começa a sair através dos bicos do porta-filtro.
- Depois de obter a quantidade de café desejada, pare a saída do café.
- Saboreie o seu café expresso com o aroma perfeito e creme cor de avelã.
Conselhos para um bom café expresso
O sabor do café, quer seja forte ou fraco, se o creme sai claro ou escuro, o tempo de saída do café, tudo depende de vários factores, que mesmo insignificantes fazem a diferença no resultado final do seu sabor, alguns deles são: a máquina de café expresso com pressão 9 bars, o tipo de café e o grau de moagem, o pré-aquecimento da máquina e das chávenas, o calcamento do café no porta-filtros…
Para conseguir um café mais quente, a máquina deve ser preaquecida. As boas máquinas manuais aquecem a água a 90 ° C. A água nunca deve ferver, pois a ebulição da água “estraga” o processo de criar um bom café. Por outro lado, se a água não estiver suficientemente quente, não pode extrair todos os aromas voláteis do café moído. Aqueça sempre a chávena com água quente durante alguns minutos. Esvazie-a e comece a tirar café como indicado acima.
Antes de tirar o café, limpe o manípulo (porta-filtros) com água para retirar restos de café velho e seque devidamente. A limpeza dos filtros de café deve ser feita regularmente, lavando-os com água e certificando-se que os furos não estejam tapados com restos de café, como também o enxaguamento do circuito de café da máquina.
A importância de calcar o café
É importante ter um calcador para pressionar o café moído. O calcamento vai permitir uma melhor distribuição do café em pó no filtro, para que a água passe de forma homogénea através do café. Isto permite que a água absorva melhor todos os aromas do café moído para fazer um café expresso em casa com sabor.
Se a moagem não ficar bem calcada pode dar-se duas coisas: a água passará rapidamente e, após a extração, sai um café fraco e um creme de cor clara; por outro lado, se ficar demasiado calcada, vai ser difícil a passagem da água que levará tempo, e o café fica com um sabor forte e desagradável e um creme de cor escura.
Para saber se calcou bem, vire o porta-filtro de cabeça para baixo para verificar se a moagem ficou bem prensada. Se este for o caso, nada vai cair, caso contrário, já pode imaginar… O calcador também conhecido como tamper, deve estar adaptado ao diâmetro do seu porta-filtro.
Agora que já sabe como preparar o expresso em casa, concentre-se, não se distraia, esqueça tudo à sua volta por um breve momento e dedique-se inteiramente ao prazer de um café perfeito. Pratique, seja paciente, para tornar-se um verdadeiro barista em casa!
Deixe uma resposta