Site icon Máquinas de Café

Como fazer café na cafeteira de balão

Como fazer café a vácuo

Preparar café na cafeteira de balão pode ser uma experiência divertida que irá surpreender a toda a família e amigos. Se ainda não conhece este método antigo de preparar café mas que está de volta e já é tendência, aqui ficará a saber tudo sobre a cafeteira de balão.

Embora não seja um método prático para o dia-a-dia, a máquina de café a vácuo, também chamada sifão, está de volta. Com um novo design e com formas mais modernas, este método tradicional de preparar café volta a estar na moda, sendo já para muitos uma alternativa a outros métodos bem conhecidos. Apreciado pelos amantes do café, esta técnica permite preparar bebidas com sabor único e autêntico.

[toc]

Diferentes modelos de cafeteiras de balão

Ao longo dos anos a cafeteira de balão passou por várias melhorias, uma delas foi a utilização do vidro borossilicato em 1915. Atualmente as cafeteiras de balão mais conhecidas no mercado são a marca dinamarquesa Bodum (modelo PEBO), a cafeteira Hario, uma marca japonesa, sendo reconhecida como uma das melhores cafeteiras a vácuo e ainda a marca inglesa Cona, uma das mais caras.

Como funciona uma máquina de café a vácuo?

Em termos gerais a cafeteira está constituída por dois balões de vidro, o balão inferior e o balão superior, um filtro, que é colocado entre as duas partes e uma fonte de calor. Muitos modelos de cafeteiras a vácuo trazem a sua própria fonte de calor: um queimador a gás ou uma lamparina com álcool ou uma placa elétrica e ainda um aquecedor de feixe de halogéneo.

E os mais modernos, com uma interface one touch, um sistema completamente autónomo, como a cafeteira a vácuo Klarstein Drop Siphon Coffee Maker. No entanto, este tipo de cafeteiras podem ser colocadas no fogão, quer seja a gás ou vitrocerâmica; os de indução não são adequados. As partes de vidro destas cafeteiras são feitas de vidro borossilicato, uma vez que resiste melhor aos choques térmicos do que o vidro convencional.

O café em balão parece uma experiência de laboratório. A máquina de café a vácuo funciona segundo o princípio de expansão e contração de gases. O vapor de água é empurrado para cima pela força da expansão do ar, fazendo a água subir através do tubo. Na parte superior a água mistura-se com o café em pó e novamente será a força do vácuo que faz a água cair, já transformada em café, quando é removida a fonte de calor.

 

Como fazer café na cafeteira de balão

É necessário que siga os passos corretamente para fazer café a vácuo, embora seja necessária alguma paciência e prática até atingir o café ideal. Da mesma forma, serão necessárias algumas tentativas até que perceba qual o tempo ideal de infusão para um café que vai de encontro à sua preferência.

1. Moer o café

Este passo é opcional embora seja sempre recomendado moer o próprio café na altura da preparação, pois como qualquer outro método de preparação de café, quanto mais fresca a moagem, mais sabor tem o café. Para referência, este tipo de cafeteira utiliza uma moagem que não deve ser muito fina, nem muito grossa, é recomendado uma moagem média, dado o longo tempo de infusão que este aparelho necessita.

2. Acrescentar a água quente

Embora não seja imperativo que a água seja quente, esse passo acelera a produção de café que já por si é um processo moroso. Desta forma, é aconselhado que coloque no recipiente inferior a água previamente aquecida, até à marca indicada no mesmo. Quase todas as  máquinas a vácuo vêm com o indicador de nível de água.

3. Colocar o filtro dentro do funil

As cafeteiras de balão podem utilizar filtros de papel, metal, vidro ou pano. O filtro vem com uma corrente que tem na extremidade um gancho para apertar na extremidade do tubo de vidro da parte de cima. Coloque o filtro dentro da parte superior (chamada funil) e certifique-se que ficou bem colocado, para uma correta separação do líquido dos grãos. O importante é que esteja colocado na posição correta para que não se dê nenhuma fuga de água ou café moído na junção entre os dois recipientes.

4. Inserir o café no recipiente superior

Agora adicione na parte superior (funil) a quantidade necessária de café moído (a mogaem não deve ser fina). Como base orientativa deverá acrescentar 30 gramas de café por cada 500 mililitros de água.

5. Una os dois recipientes

Coloque a parte superior (o funil) dentro da parte inferior (o jarro). Neste passo deve ter o cuidado de verificar se a junta de borracha está a vedar corretamente a união dos recipientes. É necessário que esteja bem posicionada para uma eficaz troca de água entre o recipiente superior e inferior.

6. Aplique a fonte de calor

Seja um fogão a gás, elétrico, um queimador de álcool ou de butano, o importante é experimentar várias fontes de calor de forma a descobrir qual é a que torna o café mais aromático e perfumado. As placas de indução não são adequadas.

Quando a água começar a aquecer, a diferença de pressão gerada entre os dois recipientes, fará com que a água suba através do funil para o recipiente superior, onde será feita a mistura com o café. Mexa bem com o auxílio de uma espátula até que a mistura atinja o ponto de saturação.

Um dos principais benefícios destes aparelhos é o facto de a água no compartimento de cima ferver a cerca de 70 graus. A temperatura mais baixa permite extrair um maior numero de nuances e notas aromáticas que resultam num café mais doce e saboroso.

7. Desligue a fonte de calor

Retire o aparelho do lume e mexa mais uma vez para homogeneizar bem o café e a água. Mais uma vez a diferença de pressão fará com que o café retorne ao compartimento inferior, passando pelo filtro. Nesta altura, basta retirar o recipiente de cima e está pronto a servir.

Vídeos de como fazer café na cafeteira de balão

O café de balão pode ser preparado de várias maneiras, que consiste principalmente em duas opções: adicionar o café em pó antes ou depois de a água subir para a parte superior. O seguinte vídeo segue a descrição que referimos acima, isto é, adicionar o café antes de a água subir:

No seguinte vídeo pode ver uma outra opção de como fazer café na cafeteira de balão. Como pode ver no vídeo, o café em pó é adicionado depois de a água quente ter subido através do funil para a parte superior, momento no qual deve fazer a mistura do café moído com a água quente.

A origem da cafeteira de balão

A cafeteira de balão é também conhecida como cafeteira de café de vácuo ou de sifão. O método de preparar café a vácuo foi inventado na década de 1830 pela empresa alemã Loeff, mais tarde, em 1840 o escocês Robert Napier desenvolveu a sua própria máquina de café a vácuo que leva o seu nome (máquina de vácuo de Napier), começando então a ganhar a admiração dos amantes do café. A empresa que comercializava a máquina de café a vácuo Napier original era a Cona LTD, até o século XX.

Máquina de café a vácuo: que modelos comprar?

Os modelos de máquinas de café a vácuo mais populares são das marcas Hario e Bodum. Todas as cafeteiras de balão das diferentes marcas funcionam da mesma maneira, as diferenças estão no design e nos materiais usados, mas todas ​​são resistentes.

Bodum Pebo

Hario

Hario

Hario TCA-3

4.5/5
4.5/5
4.5/5
4.5/5

Por exemplo, o modelo Bodum Pebo é feito de vidro borossilicato, o que lhe confere uma excelente resistência quando usado a altas temperaturas. Os diferentes modelos também se diferenciam pela sua capacidade, a maioria permite a preparação de 2 a 8 chávenas.

A maioria das marcas disponibiliza máquinas de café a vácuo bastante acessível em termos de preço. Os modelos acima apresentados custam menos de 100 euros. Estas são algumas das marcas de cafeteiras  a vácuo mais reconhecidas no mercado:

Bodum Pebo : este modelo custa cerca de 35 euros e destaca pelo seu design. Os balões de vidro são um pouco mais arredondadas do que outros modelos. Pode ser colocado no fogão ou também pode comprar o queimador a gás especial.

Hario TCA : a marca japonesa Hario disponibiliza cafeteiras a vácuo de grande qualidade, o modelo hario TCA custa cerca de 90 euros, estando bem reconhecido pelos apreciadores de café, dado os seus bons resultados. Em contraste com o modelo Bodum, o queimador de gás vem incluído nos modelos da marca Hario, que consiste numa lamparina com álcool. Os recipientes estão feitos com o melhor vidro de borossilicato resistente ao calor.

Cafeteiras de balão mais caras

Há modelos, cujos preços estão acima da média, como a marca cona, geralmente é superior a 200 euros. A Hario também disponibiliza um modelo acima dos 200 euros. Confire:

Existe também modelos de cafeteiras eléctricas a vácuo como a Bodum ePEBO. As cafeteiras mais simples são simplesmente colocadas no fogão, e esta é certamente a variante mais prática para o dia-a-dia mas sem o efeito espetacular que lhe confere a chama de gás ou o aquecedor de feixe, mais próprio de um laboratório.

De todas formas a escolha que faça de uma cafeteira a vácuo, quer seja elétrica, ou com a sua própria fonte de calor ou a necessidade de utilizar o fogão, é simplesmente uma questão pessoal a nível de preferência e estética, porque em questões de extração do café, não há muita diferença.

Comprar ao melhor preço

Exit mobile version