Site icon Máquinas de Café

Jarros Elétricos e Chaleiras

Este guia de compra irá ajudá-lo a encontrar o melhor jarro elétrico perfeito para toda a família. No mercado a variedade de jarros elétricos e chaleiras é grande. As melhores marcas oferecem diferentes modelos para atender as necessidades de cada consumidor. Neste sentido damos a conhecer os produtos mais vendidos para ajudar-lhe na sua decisão de compra. Poderá escolher o melhor jarro elétrico para as suas necessidades e preferências, no que se refere ao design, materiais, desempenho e capacidade e que melhor combine com a sua cozinha. Estão disponíveis em diferentes cores e materiais, como aço inoxidável, vidro ou plástico. Abaixo encontrará o que deve considerar antes de realizar a sua compra!

Um jarro elétrico ou chaleira permite-lhe aquecer ou ferver a quantidade de água desejada de uma forma prática, rápida e segura com um simples pressionar de botão, mantendo-a aquecida para estar disponível de imediato.

Um jarro elétrico é um utensílio essencial em qualquer casa para ter água quente a qualquer momento, quer seja água quente para chás e infusões, café instantâneo, papas e biberões de bebé e muito mais. O jarro permite aquecer a água de uma forma muito mais rápida e prática do que aquecer a água numa panela, poupando assim tempo, sobretudo para quem tem uma vida agitada e quer evitar esperas.

Jarros de água elétricos com controlo de temperatura

Os jarros com esta função permite-lhe escolher a temperatura desejada para aquecer a água, geralmente entre 40 °C até 100 °C. No visor LCD fica visível a temperatura que escolheu. Os jarros elétricos com ajuste de temperatura, em questões de preços, são mais caros que os normais, embora haja também opções mais baratas que vão ao encontro das possibilidades de qualquer consumidor.

Jarro elétrico Arendo

Jarro de água de design elegante de parede dupla com temperatura ajustável. Níveis de temperatura selecionáveis ​​entre 40 ° a 100 ° C em intervalos de 5 °. Além disso, o botão de configuração permite acesso rápido a diferentes temperaturas, 40 °, 60 °, 80 ° e 100 °. A função manutenção de calor, mantém a água quente durante 30 minutos.

Material: aço inoxidável, vidro ou plástico?

Consoante o material de fabricação existem três tipos de jarros elétricos: em aço inoxidável, de vidro e de plástico. Os jarros elétricos com corpo de plástico tendem a ser menos robustos ​​do que os de aço inoxidável. O jarro de vidro permite ver a água, mas a sua fragilidade requer mais cuidados. O exterior do jarro em inox e vidro, em particular, pode ficar quente durante o funcionamento, mas se vêm equipados com isolamento de parede dupla conduzem pouco calor ao exterior. Todos independentemente do material cumprem com a sua função.

Certifique-se de que os jarros de plástico sejam livres de BPA, considerados inofensivos para a saúde. Em geral, escolher um jarro de vidro, aço inoxidável ou plástico é uma questão de gosto, deve, contudo, priorizar outras funções que enunciamos já a seguir.

Antes de comprar um jarro de água elétrico, pontos a ter em consideração:

Tamanho: a capacidade mais comum de um jarro de água é de 1 a 1,7 litros, que corresponde de 3 até 6 chávenas, respetivamente.

Indicador do nível de água: está visível em litros ou número de chávenas para saber quanta água necessita aquecer. Ao comprar um jarro certifique-se de venha equipado com uma marca, como mínimo 0,25 litros ou 1, 2 ou 3 chávenas para aquecer apenas a quantidade de água de que necessita, o aquecimento será rápido e ainda poupa energia e tempo.

Marcas e design: algumas marcas apostam firmemente em cores, materiais e designs de qualidade, embora isto não afete a funcionalidade do produto. Existem jarros elétricos para ferver água com controlo de temperatura, com ou sem filtro anti calcário, alguns dispõem de uma base giratória de 360º para fácil manuseamento.

Potência: quanto maior a potência, mais rápido irá ferver a água. A maioria dos jarros elétricos tem de 2.000 a 2.400 watts ─ potência que permite ferver 1 L de água em apenas dois a três minutos. Um jarro com potência entre 1000 e 2000 W, precisaria de 4 a 6 minutos. Um jarro com capacidade acima de 2 litros, a potência deve ser correspondentemente maior. Chaleiras muito baratas com baixa potência são particularmente adequadas para aquecer pouca água – por exemplo, as mini chaleiras elétricas para viagem ou acampamento.

Base rotativa: escolha um jarro com uma base rotativa 360º para fácil manuseamento, podendo levantar e voltar a pousar, tanto do lado esquerdo como do direito, ideal para destros e canhotos. A base permite ainda a arrumação do cabo.

Controlo de temperatura: uma chaleira com esta função permite aquecer a água à temperatura desejada, por exemplo, temperaturas mínimas para biberões ou papas, ou para preparar diferentes tipos de chá, como o chá-verde, que deve ser preparado a uma temperatura inferior a 100 °C. Conforme o modelo e marca, pode selecionar a temperatura entre 40° – 100°. Se aquece a água até 100 °C, a água ferve. Abaixo de 100 °C a água fica simplesmente quente sem atingir o ponto de ebulição.

Sistema de luzes LED: um jarro elétrico com iluminação LED, indica que está ligado, em funcionamento. Depois da água ferver, a luz apaga automaticamente indicando que está pronta para servir.

Desligamento automático: o jarro de água elétrico desliga automaticamente após o processo de fervura. Alguns modelos, através de um sinal sonoro, avisam quando a água está pronta.

Função manter quente: muitos jarros mantêm a água quente, após desligados, durante cerca de 30 minutos quando estão posados na base. Outros modelos dispõem de isolamento de parede dupla, mantendo a água quente durante 30 a 40 minutos.

Preço: pode encontrar uma chaleira barata entre os 20 e 25 euros, e se está disposto a pagar mais, as chaleiras de alta qualidade encontra-se acima dos 40 euros. Relativamente ao funcionamento do aparelho, o preço é indiferente, todos cumprem a função de aquecer a água. Se para si a prioridade é a qualidade máxima, um jarro com múltiplas funções, como manter quente, diferentes níveis de temperatura, temporizador, sinal acústico, situam-se acima dos 100 €.

Precauções de segurança: basicamente, todos os jarros elétricos cumprem os padrões de segurança, como paragem automática após o processo de fervura. Alguns modelos possuem proteção adicional contra sobreaquecimento ou proteção contra fervura em seco, desligam automaticamente ao serem ligados sem água.

Limpeza e manutenção: para facilitar a limpeza, opte por um jarro elétrico com resistência oculta, que garante uma rápida ebulição, bem como uma grande abertura. A maioria vêm equipados com filtro anti-impurezas e filtro anti calcário, estes filtros podem ser retirados para lavar e voltar a colocar. Apesar disso, a acumulação de calcário pode afetar o desempenho e a vida útil do aparelho, por isso, os fabricantes recomendam descalcificar uma vez a cada três meses.

Ao comprar um jarro elétrico priorize a qualidade, mas também pode contribuir para a segurança: não encha a chaleira abaixo do mínimo ou acima do valor máximo. Deite fora a água não utilizada, isto não apenas reduz os depósitos de calcário, mas também garante que jarros pouco isolados arrefeçam mais rapidamente.


Como utilizar um jarro de água elétrico

Chaleira vintage

As chaleiras estilo vintage de design retro vão dar glamour à sua cozinha, tal como a gama de máquinas de café vintage. Trazem-nos o passado no seu design atraente, mas com as múltiplas funções da tecnologia moderna. Chaleiras inspiradas nos bules antigos dos anos 60 pelas suas formas redondas, acrescido da elegância que lhe confere os tons pastéis. Quase todas as marcas dispõem de chaleiras vintage. As chaleiras Ariete e Smeg são um bom exemplo do estilo retro, estando disponíveis em diferentes cores. Reunimos algumas das melhores:

Estas chaleiras estilo vintage, apesar da sua estrutura em aço inox, possuem o indicador do nível de água visível e contêm filtro anti calcário removível e facilmente lavável. A Smeg KLF03CREU e KLF04PGEU vêm equipadas com função manter quente e regulador de temperatura.

Mini chaleira elétrica para viagem

Chaleira elétrica de pequeno tamanho adequada para viagens, ou simplesmente para ter em casa. Um jarro elétrico de 500ml é ainda uma boa opção quando o objetivo é aquecer apenas uma pequena quantidade de água, ideal para uma ou duas pessoas.

Jarro Elétrico Portátil

Outro formato de jarro elétrico pequeno, ideal para viagens ou quando vai de férias. Jarro Elétrico de 300 a 500 ml. Alguns apresentam três funções: bule, garrafa térmica e copo para beber. Pode aquecer água, chá, café e leite!

Manutenção e limpeza

Os jarros elétricos são fáceis de cuidar, quer sejam de vidro, plástico ou metal, podem ser limpos com um pano macio húmido, e se necessário, utilizar um detergente suave. Não use produtos agressivos que podem danificar o aparelho.

Retire o filtro e passe-o por água corrente e escove-o com uma escova macia. Preste atenção à substituição regular do filtro de água no caso de modelos que o incorporem. O jarro elétrico deve ser descalcificado regularmente. Utilize um produto descalcificante adequado. Siga as instruções na embalagem do descalcificador.

Enxague o interior do jarro com água limpa várias vezes após a descalcificação. Estes cuidados aumentam a vida útil do aparelho e a qualidade da água a longo prazo. Devido à parte elétrica do jarro e da base, não mergulhe em água, nem limpe sob água corrente ou na máquina de lavar louça.

Chaleira elétrica Russell Hobbs Colors Plus – 1 litro, chaleira pequena, 2400 W, filtro removível, ebulição rápida, base de 360°, indicador de nível de água, inoxidável, vermelho – 24992-70

Chaleira elétrica Russell Hobbs Victory – 1 Litro, Chaleira Pequena, 2200 W, Filtro Amovível, Ebulição Rápida, Base 360°, Indicador…

Quer seja ao pequeno-almoço, ao lanche ou a qualquer hora do dia, os jarros elétricos são a solução mais adequada para aquecer água de maneira rápida e eficiente com a vantagem de poupar no consumo de energia. A escolha é grande, desde os mais simples até aos que recorrerem a tecnologias avançadas, as possibilidades de satisfazer as suas necessidade e de toda a família ver-se-ão realizadas.

Exit mobile version