Site icon Máquinas de Café

Moinhos de café Peugeot

A Peugeot também se dedica à produção de moinhos de café, e com uma experiência mais longa do que na fabricação de carros. Os moinhos de café da Peugeot começaram a fazer parte de muitas cozinhas em 1840. Naquela altura, já havia dez modelos diferentes em tamanhos diferentes e muitos mais modelos foram surgindo até aos dias de hoje, onde a Peugeot continua a fabricar moinhos de café manuais.

[toc]

A história da Peugeot tem início no ano 1810 e contou com o trabalho visionário de Jean-Pierre II e Jean-Frédéric, os filhos daquele que pode ser considerado o homem que deu origem à marca, Jean-Pierre Peugeot. A herança deixada por Jean-Pierre aos filhos, deu inicio às inúmeras actividades que a sociedade viria a desenvolver na indústria, que se manteve por mais 200 anos activa e próspera.

Os dois irmãos, em parceria com Jacques Maillard Salins, converteram o moinho deixado pelo pai numa fundição metalúrgica, a base fundamental para as actividades que viriam a desenvolver. Em 1818 surge a “Peugeot Fréres et Compagnie”, que se dedicou ao fabrico de ferramentas de aço, moinhos de pimenta, entre outros acessórios. Após uma crise financeira nos anos 1850, é fundada em parceria com um sobrinho a “Peugeot Fréres”.

Moinhos Peugeot

É possível comprar este moinhos antigos fabricados na atualidade que adotam o estilo vintage e imitam as características, materiais como a madeira e os mecanismos de moagem: a de roda ou a manivela. Pode ver na imagem os mais vendidos.

No entanto, se o que quer é moinhos de café antigos para utilizar, restaurar ou simplesmente para decoração, continue a ler o nosso artigo.

Moinhos de café antigos

Primeiro moinho de café Peugeot 1840 – modelo R.

O primeiro moinho de café Peugeot surgiu em 1840, num modelo que viria a tornar-se a imagem de marca destes utensílios. Um formato cúbico, acessórios de aço, um interior em ferro fundido e um revestimento muitas vezes revestido em madeira. Os primeiros modelos contaram com uma manivela curva que foi mais tarde substituída pelo formato plano.

Em 1842 dá-se a parceria entre os quatro irmãos Peugeot e os quatro irmãos Jackson, que juntos adquirem o moinho Pont-de-Roide. Formou-se a Peugeot aînés et Jackson frères”, identificada nos moinhos através de uma placa  em latão com a inscrição do nome da sociedade gravada. A partir de 1878 a placa ganha a denominação “Peugeot aînés et Cie” e recebe o emblema de um elefante. O famoso leão só apareceria em torno de 1880. Foi no ano de 1933 que se deu a união entre as duas sociedades, “Peugeot Fréres” e “Peugeot  et Cie”.

Moinhos de café antigos Peugeot Modelo F, 1876-1926. Foto: forum Peugeot

Reza a lenda que a marca dava garantia vitalícia aos seus produtos, e que prometia um funcionamento silencioso. A verdade é que quem ainda possui estes modelos centenários garante que ainda funcionam na perfeição. A simplicidade das componentes mecânicas e a durabilidade dos materiais com que eram construídos, garantiu a confiança dos consumidores nos moinhos de café da marca.

Os moinhos de café de madeira Peugeot Frères são os mais clássicos e que ainda podem ser encontrados em muitas casas. Os modelos vintage ainda circulam no mercado de artigos em segunda mão e que mantêm a competência a moer o café.

Há quem os prefira pela simplicidade e garantia vitalícias, auxiliadas pelo facto de ainda se produzirem peças para alguns destes modelos. Embora existam várias variantes, confira as características principais de alguns dos mais icónicos moinhos de café Peugeot:

Peugeot Frères Modelo EX

O moinho de café da Peugeot Frères remonta a 1932 sendo um dos mais icónicos da marca. Um dos modelos mais vendidos actualmente é construído em madeira e baquelite, e é identificado por um autocolante em forma de escudo onde se lê “Peugeot Frères” em baixo do icónico leão representante da Peugeot. Dada a data de fabrico, já possui a manivela direita e abertura pela parte da frente. Construído nos anos 30, conserva em bom estado as engrenagens em aço.

O modelo mais recente de 1952 já conta com uma caixa em faia bem como a sua gaveta e pega. Os logotipo mantêm-se presente e uma tampa vermelha dá destaque ao elegante modelo.

 

Peugeot Pont de Roide

A Peugeot & Cie manteve activa a produção de moinhos de café mesmo após a união à Peugeot Frères. O seu fiável e duradouro modelo em madeira e de manivela curva foi fabricado entre os anos 1932 e 1935 e é um dos mais raros nos dias de hoje. A placa oval em latão tem inserido o logotipo da empresa da época, um elefante, e a inscrição “Peugeot & Cie – Pont-de-Roide – Doubs”.

 

Moinho de café Peugeot Frères – Modelo R

O modelo R marcou presença entre 1932 e 1935 e continua a ser usado nos dias de hoje com a mesma precisão e qualidade de moagem. De estrutura em ferro fundido possui engrenagens em aço bem como uma manivela curva, característica da época. Tampa com inscrição “Peugeot Frères SGDG Breveté déposé”

Moinhos de café usados

Quase 2 séculos depois dos primeiros moinhos de café Peugeot, ainda é possível encontrá-los. Estes moinhos antigos que marcaram a história do café, gráças à sua longa vida, continuam a existir e ainda são bastante procurados, sobretudo pelos mais nostágicos. Em lojas de antiguidades, de 2ª mão, centro de leilões, através da internet, como no Olx ou no ebay, na Amazon… podem ser encontrados à venda estes moínhos de café usados, alguns totalmente originais outros restaurados.

No entanto, os moinhos de café antigos da Peugeot continuam a fabricar-se e todos imitam na perfeição a experiência tradicional de épocas remotas. Seguem as mesmas linhas e design dos primeiros moinhos Peugeot, o que irá com certeza trazer um toque vintage a qualquer cozinha.

Moinho de café Peugeot Nostalgie

Moinho Café Peugeot Nostalgie

O moinho de café Nostalgie é um moinho manual que reúne o look vintage em forma de caixa de madeira, mas equipado com mecanismos modernos de máxima precisão. Com capacidade para moer até 35 gramas de café, bastando rodar a manivela. A gaveta é o recipiente que recebe os grãos de café depois de moídos.

O moinho de café Nostalgie da Peugeot custa cerca de 90,00 €, o seu mecanismo de aço inoxidável resistente, garante durabilidade e pode ser regulável, podendo a moagem ser ajustada para qualquer variedade de café:

Comprar Amazon.es

A aventura da Peugeot começou no século XIX, mas os seus moinhos de café ainda continuam a ser bastante procurados, sendo modelo de referência e bastante valorizados pelos melhores restaurantes e chefs do mundo. Todos permitem reencontrar o passado e desfrutar de uma boa chávena de café recém moído de forma tradicional.

Também lhe pode interessar: Moinho de café Peugeot Brésil

Exit mobile version