Site icon Máquinas de Café

Pannarello ou tubo de vapor: diferenças

As máquinas de café permitem fazer um café expresso na comodidade da sua casa, mas também pode preparar uma bela espuma de leite como um barista. Assim sendo, existem máquinas com o clássico pannarello ou o tubo de vapor. Quem gosta de tomar um cappuccino ou o tradicional galão, como é evidente, deve fazer espuma no leite com o bico do vapor da sua máquina de café. Os especialistas são unânimes em que fazer a espuma do leite de forma manual utilizando o tubo de vapor ou o pannarello é a melhor opção para criar a espuma de leite perfeita.

É comum pensar que o pannarello e o tubo de vapor são similares, mas não é bem assim. Embora sirvam para o mesmo fim, têm diferenças tanto no formato como no funcionamento. Quem é novo no mundo das máquinas de café pode não as diferenciar, mas se observarmos bem o pannarello é ligeiramente mais grosso que o tubo de vapor e tem um pequeno orifício que serve para aspirar o ar e depois injetar vapor no leite, criando uma espuma de leite com pequenas bolhas (micro espuma).

Desta forma, a espuma resultante é mais densa e mais cremosa. Tudo isto sem que a pessoa tenha os conhecimentos ou a experiência de um barista no que diz respeito à forma correta de segurar o bico de vapor ou na inclinação correta da leiteira/jarro etc.

Para que serve o pannarello?

Este é o pannarello, mais grosso que o tradicional tubo de vapor, que costuma ir por dentro. Pode-se ver o pequeno orifício pelo qual entra o ar e permite a formação de micro-bolhas no leite.

O Pannarello é um adaptador especial para preparar cappuccinos. Existem várias versões deste acessório, todos com as mesmas caraterísticas. Cada versão, segundo o fabricante pode ser chamado de várias maneiras: pannarello, cappuccinador, acessório para espuma de leite clássico, acessório cappuccino, batedor de leite clássico, bocal de espuma etc.

Neste sentido, o pannarello é um acessório auxiliar que se coloca no tubo de vapor para facilitar a formação de espuma de leite. É fornecido com a maioria das máquinas de café expresso manuais para uso doméstico bem como as automáticas. O pannarello é portanto um adaptador para colocar na parte externa do tubo de vapor. Costuma ter um pequeno orifício através do qual o ar é aspirado e depois libertado em forma de vapor no leite e, como resultado, cria a espuma perfeita sem muito esforço por parte da pessoa.

Sendo assim, o panarello ajuda a qualquer utilizador a conseguir uma espuma de leite consistente e aveludada, ideal para principiantes, pois não é necessário efetuar os devidos movimentos com o recipiente do leite durante a preparação da espuma.

O pannarello é também um recurso utilizado pelos fabricantes para minimizar a dificuldade técnica das máquinas de café de uso doméstico, muitas com o sistema de aquecimento Thermoblock que funcionam com potências não muito altas. Assim, graças ao pannarello, pode ser criada uma ótima espuma de leite no conforto da sua casa.

Diferenças entre o tubo de vapor e pannarello

Máquina com tubo de vapor

O tubo de vapor é, tal como o nome indica, um tubo de distribuição de vapor. É um braço flexível e giratório em aço inoxidável com um orifício na extremidade que serve para misturar o ar e o vapor com o leite. Este é o sistema tradicional que permite obter uma excelente espuma de leite, que deve ser homogênea, brilhante, uniforme e sem bolhas como a textura de um creme.

Porém faz falta habilidade e experiência nos movimentos efetuados com o recipiente que contém o leite, de baixo para cima, bem como movimentos circulares para conseguir a espuma desejada. Todo o processo de emulsão do leite é fruto das aptitudes do utilizador. Para chegar à perfeição é uma questão de prática e paciência. Para saber como utilizar o tubo de vapor da sua máquina de café leia o seguinte artigo.

No entanto, para tornar mais fácil este trabalho, muitas máquinas de café expresso e super automáticas de uso doméstico trazem o pannarello. Basta mergulhar o tubo dentro do jarro de leite, sem a preocupação de estar ou não a efetuar os movimentos corretos com o jarro. Portanto tudo é mais simples e sem muito esforço se utiliza o pannarello.

O pannarello, além de vapor, injeta pequenas microbolhas de ar no leite. O resultado é uma espuma mais espessa, conseguida com menos esforço e destreza por parte da pessoa. No entanto, a espuma produzida geralmente contém bolhas, não sendo adequada para produzir a diversidade de bebidas que exigem o padrão de latte art. Mas, para uso doméstico é mais que suficiente.

As máquinas comerciais de cafeteria e as máquinas de café expresso de manípulo de alta qualidade normalmente possuem o tradicional tubo de vapor.

Máquinas de café com pannarello

O pannarello é encontrado em muitas máquinas de café expresso manuais como também máquinas de café superautomáticas. Deixamos aqui alguns modelos de máquinas equipadas com o pannarello: a krups virtuoso, a maquina de café Gaggia, como também a De’Longhi Dedica. Outra máquina de café expresso muito popular que também traz o pannarello, é a Cecotec Cafelizzia 790, e ainda a Krups Opio XP3208.

Máquina de café com um cappuccinador, o acessorio para inserir no tubo de vapor e preparar cappuccinos, é o que traz a Delonghi Magnifica ECAM22.110, ou o pannarello da Cecotec Power Espresso 20.

As máquinas de café super automáticas veem quase todas com panarello, o acessório para espuma de leite clássico. A Philips serie 2200, a Philips HD8841 série 4000 e alguns modelos da Philips Philips Series 5000, ou Krups Roma. Outro modelo de máquina de café automática com pannarello é a Melitta Caffeo Solo&Milk E953-102.

Máquinas de café com tubo de vapor

A Krups XP3440 vem equipada com o tubo de vapor. A gaggia classic traz um tubo de vapor como as máquinas de café profissionais para a preparação de cappuccino, expresso macchiato, latte macchiato e várias outras especialidades de espuma de leite. É importante dominar a técnica para produzir uma excelente espuma de leite. Ainda a mencionar as máquinas Lelit PL41TEM Anna, uma máquina expresso semiprofissional, tal como a Rancilio Silvia

Fazer espuma de leite: tubo de vapor ou pannarello

Emulsionar o leite consiste em misturar vapor e ar no leite, de modo a criar uma espuma densa e cremosa. Como já visto, tanto o pannarello como o tubo vapor servem para o mesmo fim, bem como aquecer líquidos, água e infusões.

Sem lugar a dúvida que utilizar o tubo de vapor em vez do pannarello é a melhor opção para se transformar num verdadeiro barista em casa e surpreender a familiares e amigos. O tubo de vapor profissional em aço inoxidável é o método clássico de fazer espuma de leite, mas é necessário segurar no tubo de vapor e mover o recipiente do leite durante a preparação com habilidade e movimentos corretos para obter a melhor espuma para depois colocar por cima do seu cappuccino, latte macchiato ou café latte, o que requer prática.

Quem é menos ambicioso pode usar o acessório pannarello, mesmo que a espuma resultante não alcance a máxima perfeição, mas o suficiente para as suas bebidas com espuma a nível doméstico. Embora muitas máquinas venham com o pannarello.

Se não tem uma máquina de café com tubo de vapor ou pannarello, outra solução para fazer espuma de leite seria comprar um batedor de leite, embora a espuma resultante tenha uma qualidade inferior.

Os tubos de vapor das máquinas de café automáticas não são tão potentes como os das máquinas de café com porta-filtro. No entanto, com um pouco de prática e um jarro adequado, poderá obter uma espuma de leite deliciosa.

Como limpar o tubo de vapor

O leite com pouca espuma ou com bolhas grandes não são desejáveis. No momento de preparar uma bonita espuma, de modo a evitar este problema, após aquecer o leite, desmonte os componentes do tubo de vapor e limpe-os bem. Retire a parte externa ou seja o pannarello do tubo de vapor e lave com água fresca. Limpe frequentemente o tubo de vapor da sua máquina de café expresso com um pano para remover quaisquer vestígios de leite seco. Lave todas as peças em água corrente, não é aconselhável lavar estes acessórios na máquina da loiça.

Certifique-se de que os furos do tubo ou pannarello não se encontram entupidos por resíduos de leite ou até calcário. Se for o caso, utilize uma agulha para desentupir a saída do tubo de vapor. Depois de limpo, enxague com água da torneira e volte a montá-lo. Deixe sair vapor durante alguns segundos e volte a limpar novamente com um pano.

Agora que conhece todos os segredos para criar um cappuccino perfeito em casa tal como um bom café, tudo o que precisa fazer é escolher uma máquina de café expresso.

Exit mobile version