Site icon Máquinas de Café

Quanta cafeína tem o café

Embora o café seja a bebida mais consumida do mundo, para muitas pessoas a principal preocupação é quanta cafeína tem o café, isto claro, devido aos seus efeitos indesejados como a ansiedade, nervosismo e insónia. Contudo, estes efeitos podem ser minimizados através da redução do consumo de café ou, outra boa opção, seria os descafeinados, tudo isto para poder seguir deliciando-se com o sabor do café.

Beber um café é para muitos uma necessidade, é quentinho, reconfortante e a cafeína encarrega-se de proporcionar energia, não em vão muitas pessoas precisam do seu café para começar o dia com um empurrão extra.

A cafeína é um estimulante e embora ajude a aumentar os níveis de energia no nosso corpo, pode, quando se torna excessivo, surgir problemas. Não obstante, há pessoas mais sensíveis e não toleram nem mesmo um consumo mínimo. Já a seguir descubra a quantidade de cafeína em todas as variedades de café, até mesmo no descafeinado.

A variedade de grãos de café mais utilizados são o Arábica e Robusta. A variedade Arábica tem a metade de cafeína que a variedade Robusta. Para quem quiser reduzir o consumo de cafeína, o Arábica é a melhor opção, sendo também o café mais utilizado, tendo um sabor suave e aromático. A maioria das misturas de café contêm grãos Robusta. O sabor mais amargo desta variedade torna o café mais forte. Descubra mais sobre os blends de café e as diferenças entre o Arábica e o Robusta.

A quantidade de cafeína do café depende de vários fatores, como a variedade de café, o grau de moagem (quanto mais fino, mais cafeína a água absorverá), a torra, a quantidade de café utilizado na preparação, o método de extração. Além disso, a quantidade de cafeína (mg/ml) nos diferentes tipos de cafés varia com o volume, sendo superior nos cafés “cheios” ou longos do que nos cafés curtos. Em média, os valores de cafeína por tipo de café são os seguintes:

O café preparado na máquina de café expresso destaca pelo seu característico sabor e aroma, o que pode levar a pensar que ao ser mais forte contém mais cafeína que o café de filtro, que é mais aguado. É um mito, o café de filtro contém mais cafeína.

Enquanto na máquina de café expresso ou na máquina de café de cápsulas, a água flui rapidamente sob pressão através do pó de café, o mesmo não ocorre com o café de filtro. Na preparação do café do filtro, a água escorre lentamente pelo filtro, o café está mais tempo em contacto com a água, tendo como resultado uma extração longa que libertará mais cafeína.

A EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos) estabeleceu que o consumo de 200 mg em dose única ou 400 mg ao longo do dia é considerado seguro para adultos saudáveis; este valor inclui, além do café, outras fontes de cafeína como, chocolate, chá, bebidas energéticas, refrigerantes. No que ao café diz respeito, este valor equivale a cerca de 3 a 4 chávenas de café por dia.

Já as mulheres grávidas ou que amamentam as recomendações apontam para um valor total de 200 mg de cafeína por dia. Estas recomendações são meramente informativas, pois cada pessoa deve respeitar o seu nível de sensibilidade à cafeína.

O café descafeinado oferece a mesma experiência de sabor e qualidade do café regular, no entanto, o descafeinado contém ainda uma quantidade residual de cafeína. O processo de descafeinação faz-se através da água e solventes para remover a cafeína dos grãos de café. Portanto, o café descafeinado não está totalmente livre de cafeína. Um descafeinado (150 ml) contém cerca de 3 mg de cafeína.

O café descafeinado geralmente provém de grãos Arábica, por ter menos cafeína que o Robusta. Quem toma várias chávenas de café descafeinado por dia, está sujeito a que os níveis de cafeína se assemelhem aos mesmos do café normal. Mas é uma boa opção para reduzir o efeito estimulante do café normal, já que a quantidade de cafeína do descafeinado é menor em comparação com o café normal.

O teor de cafeína da cápsula Nespresso pode variar consoante a variedade de café. Um café expresso Arábica puro em cápsula contém cerca de 65 miligramas de cafeína. A mistura Arábica e Robusta poder conter um pouco mais. As cápsulas como Kazaar e Napoli são feitas com o café Robusta, o seu teor de cafeína ronda os 100 miligramas por cápsula.

As cápsulas de café descafeinado originais da Nespresso contêm entre 2 mg a 4 mg de cafeína por dose.

Não só no café encontra-se a cafeína, está também presente em outras bebidas e alimentos:

Como pode ver, uma lata de Red Bull de 220 ml contém 80 mg, o mesmo que uma chávena de café.

Fatores a ter em conta na preparação do café: a água muito quente, a extração longa (contacto da água com o pó café) e a moagem muito fina, tudo isto contribui para que a água absorva mais cafeína, aumentando assim, a quantidade de cafeína no café.

Gosta do café fraco ou muito forte? Experimente diferentes quantidades de água ao fazer café, e vai poder descobrir qual a proporção de café e água mais adequada para si. Um café sem princípio é outra opção para reduzir a cafeína. Deixe sair o primeiro fluxo de café, e depois coloque a chávena, desta forma o café fica mais fraco do que um café tirado por inteiro.  

Exit mobile version