Site icon Máquinas de Café

Recipiente para guardar café

Para manter a qualidade do café, prolongando o seu aroma e sabor sem perder a genuína frescura que lhe caracteriza, o café deve ser guardado em recipientes com fecho hermético. Após aberta a embalagem original, o café entra em contacto com o ar e começa a oxidar-se, perdendo assim, aromas. O mais aconselhável para conservar as propriedades do café é utilizar frascos e potes com um sistema de fecho hermético. A tampa equipada com uma vedação hermética, garante a frescura do café durante mais tempo.

Descubra já a seguir os diferentes modelos de frascos e potes, em vidro, cerâmica e inox com tampa hermética, perfeitos para guardar o seu café depois de aberto. Recipientes apropriados para conservar café, sem descuidar a estética, já que há opções para todos os estilos!

Como deve ser um recipiente para guardar o café

Uma vez aberta a embalagem original, não importa se é café moído ou em grãos, este perde aroma e sabor. Deve por isso ser transferido a um recipiente adequado para conservar o café. O mais importante é que garanta hermeticidade ─ não deve permitir a passagem de oxigénio, luz e humidade. Em contacto com o ar, o café perde a sua frescura e propriedades naturais. Sendo assim, os recipientes devem cumprir estas características:

A escolha do recipiente é importante

As substâncias que compõem o café responsáveis ​pelo seu inconfundível sabor e aroma são altamente voláteis. O café depois de aberto fica exposto ao oxigénio. Inicia-se assim um processo de deterioração. Daí a importância de um recipiente apropriado para conservar o café.

O mais aconselhável para evitar a oxidação do café, depois de abrir a embalagem original, é guardá-lo em frascos herméticos, do que simplesmente fechar o saco ou a embalagem original com uma mola, o velho método que não é eficaz. As embalagens originais conservam a frescura do café até ao momento em que são abertas por primeira vez. Após isso o café deve ser transferido a um recipiente com tampa hermética.

Relativamente aos materiais, os recipientes ideais são de inox, cerâmica e vidro opaco. O recipiente depois de fechado deve ser armazenado em local seco, fresco e escuro. Obviamente que qualquer destes recipientes, para além de guardar o café em pó ou grãos, servem também para armazenar outros alimentos.

Muitos destes recipientes veem equipados com uma válvula na tampa para liberar gases (dióxido de carbono que gera o café), mas bloqueia ao mesmo tempo a entrada de oxigénio.

Não guarde o café em latas, pois embora seja uma opção aparentemente válida, estas não podem ser fechadas hermeticamente. Outra desvantagem é que são feitas de alumínio e não de aço inoxidável. Os recipientes de plásticos também não são recomendados.

Se deseja comprar um recipiente para guardar o café moído ou em grão, a marca alemã SILBERTHAL é uma boa aposta, não só mantém o seu café fresco por mais tempo, mas também convence com o seu design de linhas simples e atemporal. A tampa vem com um calendário para marcar a data em que introduziu o café. O material é da melhor qualidade, e tem capacidade para 500 gramas de produto, inclui colher dosificadora.

No mercado pode comprar recipientes para guardar o café depois de aberto, em qualquer loja de utensílios de cozinha e até de decoração. Encontra também na Amazon, como acima apresentamos as opções mais vendidas. Assim, poderá sempre saborear uma excelente chávena de café.

Exit mobile version