Site icon Máquinas de Café

Como conservar o café para não perder o aroma?

Para o café manter o seu aroma e todas as propriedades é necessário ser conhecedor de alguns cuidados para que a experiência de beber um café quente se mantenha sublime. Como conservar o café depois de aberto? Como conservar o pó de café? Como guardar café em grãos? Estas são algumas das perguntas a que vamos responder de forma a ajudá-lo na hora da conservação do café, pois como acontece com muitos alimentos, o café oxida.

O contato com o oxigénio leva à oxidação dos óleos e gorduras presentes no café, de modo que, após algum tempo, o café perde o seu aroma e pode até ficar rançoso.

Muito resumidamente o café deve ser protegido dos seus principais inimigos, nomeadamente do ar, da humidade, do calor e da luz. Portanto verifique sempre se a embalagem do café está bem fechada e, guarde-a sempre num local escuro, seco e fresco. Por exemplo, no armário da cozinha, numa gaveta ou na despensa – nunca no frigorífico! Vai saber porquê mais abaixo!

Por isso, nunca deve guardar o café próximo de locais quentes. O mesmo acontece para sítios húmidos como as prateleiras de um frigorífico já que o café pode alterar o seu sabor ao absorver aromas de outros alimentos aí guardados.

Qualquer lugar seco e fresco que tenha uma temperatura não superior a 20 graus é o ideal. Tenha em conta a data da torrefação já que os grãos que foram mais recentemente torrados aguentam-se mais.

Como conservar o café depois de aberto?

O recipiente onde guarda o café é um aspeto importante a levar em linha de conta quando a embalagem do café já foi aberta. Recipiente de vidro ou metal com fecho hermético é o mais indicado. Desta forma consegue recriar as mesmas condições da embalagem original.

Mantido em boas condições, o café pode aguentar-se durante longos períodos de tempo. O café moído perde rapidamente o seu aroma. Portanto, o melhor seria comprar café em grão, deste modo o café pode ser armazenado de forma mais eficaz sem perder todo o seu sabor.

Os grãos de café podem conservar-se durante 4 a 8 semanas após a abertura enquanto o café moído até 4 semanas.

O melhor para perseverar o sabor do café é moer o café na hora. Se tem uma máquina de café automática, esta já traz um moinho, este processo faz-se automaticamente, por isso deve moer apenas a quantidade necessária para a preparação do café. Caso contrário, uma solução adequada é optar por um moinho de café, confira a nossa análise e avaliação e alguns modelos.

Como conservar o pó de café?

O mais aconselhável, depois de abrir o pó de café é consumi-lo nos dias seguintes até um máximo de quinze dias.

Deve sempre procurar locais onde não incida a luz. Sítios como despensas são sempre as melhores opções mas mantenha-o afastado de alimentos com fortes cheiros e sabores para que este não adquira esses aromas. É que o café é um “especialista” em absorver outros aromas.

A temperatura e a humidade são condições que também deve analisar já que temperaturas altas ou muita humidade alteram as características do café. Quanto às embalagens, acrescentamos à informação anterior recipientes escuros para não deixarem passar a luz.

Se puder compre-o em embalagens mais pequenas para ter a certeza que não perde quaisquer propriedades do café.

Como guardar café em grãos?

O tipo de grão influencia, sem dúvida, o processo de conservação do café. O café em grão tem muitas vantagens pois é dos mais simples de conservar e aquele que preserva melhor as propriedades do café.

O ideal é ainda moer os grãos de café na hora em que precisa dele. Desta forma preserva melhor a qualidade e as propriedades do café.

Embalagem de café com válvula de controlo de aroma

Quando compra café em grão, deve ter reparado que a embalagem vem com uma válvula de aroma. Isto é assim, porque os grãos de café são embalados imediatamente após a torrefação. No entanto, os grãos continuam a produzir um gás natural, durante alguns dias, o que é perfeitamente normal. Neste caso, a válvula permite a saída desse gás, mas sem deixar entrar o oxigénio.

Desta forma, na embalagem original, os grãos para a máquina de café expresso, ou qualquer outra, estão melhor protegidos.

É bom guardar o café no frigorifico?

Não, porque o café absorve facilmente a humidade e os aromas dos alimentos. Ninguém quer que o café fique com o gosto aos restos de comida ou ainda a queijo e por aí além. No entanto, se optar por guardar o café no frigorífico certifique-se de que não tem alimentos fortes por perto e a própria embalagem onde armazenou o café deve estar bem fechada.

O frigorífico, sim pode ser um método de armazenamento mas só para grãos de café, no caso de ter comprado em excesso. Neste caso os grãos de café podem ser congelados de modo a evitar a oxidação, e a perda das suas propriedades voláteis.

Deste modo, guarde os os grãos de café num recipiente hermético em pequenas quantidades separadas e coloque no congelador. Retire no dia anterior a quantidade de grãos que necessita e deixe-os descongelar no recipiente fechado protegidos. Desta forma, os grãos não ficam diretamente expostos ao ambiente, nomeadamente ar, luz e calor, podendo depois guardá-los como já referido.

Mas, lembre-se congele os grãos apenas quando for absolutamente necessário. O melhor é evitar fazê-lo e comprar apenas o necessário. E lembre-se que os grãos que já foram descongelados não devem ser congelados novamente.

Exit mobile version