Site icon Máquinas de Café

Como funcionam as máquinas de café?

Uma das primeiras coisas que fazemos logo de manhã é tirar um café. O processo de extração faz suscitar alguma curiosidade e leva ao saber porquê. Como funciona uma máquina de café? O que acontece lá dentro, para que chegue à sua chávena essa bebida reconfortante, cremosa que todos adoram. Para libertar todos os aromas do café e obter um resultado perfeito, cada tipo de máquina realiza um ciclo de preparação, que tem como resultado final uma bebida aromática. A bomba e a pressão bar de uma máquina de café são responsáveis por esse misterioso “creme” do café.

Sem entrar em descrições de pura física, vai já ficar a saber em traços gerais o recorrido da água e as partes envolventes que conduz ao ciclo de café.

Como funciona a máquina de café expresso

As máquinas de café expresso parecem bastante complexas, mas a estrutura e o seu funcionamento são de fácil compreensão. A característica especial destas máquinas é a pressão, que deve ser de 9 bar, a pressão ideal, recomendada pelos baristas para um café cremoso e saboroso.

Pressão da máquina de café

A pressão bar das máquinas de café representa a força da água quando passa pelo café moído e vem indicada em bar ou bars. A pressão é gerada por uma bomba elétrica que bombeia a água, que se encontra no reservatório. Em termos práticos, podemos dizer que o fluxo de água chega em forma de jato ao pó de café do porta-filtro, de modo a extrair todos os aromas em pouco tempo (25 a 30 segundos). Depois cai na chávena um café aromático com um creme denso e duradouro.

Como foi dito, a bomba bombeia a água a uma pressão suficiente para extrair todos os aromas do café, que costuma ser de 9 bar. Mas na maioria das máquinas para uso doméstico, a pressão da bomba funciona entre 15 a 19 bar. A razão dos bars a mais, é porque utilizam bombas vibratórias que provocam subidas e descidas na pressão, daí ter mais bars de pressão para evitar que nunca baixe dos 9 bars.

A pressão normalmente é gerada por uma bomba elétrica mas também existe máquinas de café onde a pressão é gerada manualmente, exemplo disso, são as máquinas com alavanca como La Pavoni Professional.

Temperatura da água

Além da pressão, outro factor importante é o aquecimento da água. Depois da água ser bombeada, a caldeira da máquina de café expresso aquece a água à temperatura ideal para a extração do café, que deve ser de 90 ° a  94 ° C. Já a água para produzir vapor e criar espuma no leite, deve atingir a temperatura 110 ° -130 ° C. O tubo de vapor ou o cappuccinator, e ainda o bico de água quente para preparar chás e infusões, são os encarregados disso.

Existe máquinas com uma única caldeira (circuito único). Se depois de aquecer o leite para o cappuccino, quiser tirar um café, a caldeira deve arrefecer primeiro. Se a caldeira não for arrefecida o café pode sair com gosto a queimado.

Existem máquinas com caldeiras duplas (dois circuitos separados), que aquecem a água a temperaturas diferentes. Saiba mais sobre circuito único, dois circuitos e caldeira dupla aqui.

As máquinas domésticas contêm apenas uma caldeira, mas as de gama alta e as máquinas profissionais possuem um sistema de caldeira duplo. Isto significa que têm uma caldeira para extração do café e outra para o tubo de vapor.

Tudo isto se refere ao funcionamento do circuito interno da máquina de café, mas existem outros factores que também influênciam o resultado final do café e não apenas a pressão bar e o bombeamento da água.

Para um café expresso perfeito há ainda a considerar:

Além disso, a prática leva à perfeição, por isso para obter os melhores resultados com as máquinas de café manuais, é preciso um certo nível de habilidade e conhecimento. No entanto, as técnicas envolvidas adquire-se facilmente com o manuseamento e a experiência.

Como funcionam as máquinas de cápsulas?

As máquinas de café de cápsulas vão ao encontro do gosto de muitos consumidores que desejam preparar o seu café da maneira mais simples possível, especialmente depois de se levantar de manhã, para poupar tempo.

Graças ao fecho hermético da cápsula, esta conserva o pó de café com todo o seu aroma, de modo a garantir um sabor como os grãos moídos na hora. Basicamente as três características que definem uma máquina de cápsulas são: sabor, limpeza e preparação rápida.

Em geral, as cápsulas contem 5 a 7 g de café em pó, que depois de introduzidas na máquina, a agulha da cabeça de extracção perfura a cápsula. Após um curto período de aquecimento, a máquina bombeia água quente a 93 ° C e a uma pressão de 19 bar. A alta pressão faz com que a água fluia pela cápsula, extraindo os sabores do café.

O café corre diretamente para a chávena, formando o creme. Em alguns modelos, a cápsula contém um código para o dispositivo ler qual é o tipo de café, de modo a ajustar a pressão bar necessária. Depois, a cápsula de café usada deve ir para o lixo.

Basicamente é assim como funciona a máquina de café de cápsulas:

Em geral as máquinas de café Nespresso funcionam com uma pressão máxima de 19 bares, Dolce Gusto no máximo 15 e para o sistema Tassimo é de apenas 3,3 bar. Sendo, este último, uma opção de café em cápsula, que tem como resultado final um café quase parecido ao das máquinas de filtro, aguado e uma ligeira cremosidade na superfície.

Máquina de café super automática

Uma máquina totalmente automática é uma pequena maravilha tecnolígica. Um faz tudo, que com o toque de um botão os grãos são moídos na hora e começa o ciclo de extração do café. Graças ao cappucinatore é possivel uma ampla variedade de bebidas. De fácil intuição basta seguir as indicações no visor.

O processo de funcionamento de uma máquina de café super automática resume-se a duas coisas: a bomba e a pressão. A bomba retira a água do depósito, depois bombei-a ao grupo de infusão, onde se encontra o café moido, extraindo assim todo o sabor do café recém moído.

Tal como as máquinas de café expresso manuais, a bomba pressuriza a água e permite um processo de infusão curto e rápido, porque é justamente essa pressão que é responsável pelo creme do café de uma máquina totalmente automática.

Como sabemos os especialistas em café, preferem a máquina de café manual, ou seja as máquinas de manipulo,  porque têm uma pressão de 9 bar. Segundo os baristas, esta é a pressão ideal para preparar o café expresso cremoso. Desta forma garante-se que os aromas e óleos sejam extraidos dos grãos de café. 

Em geral, as máquinas de café automáticas têm 12, 15 ou 19 bars de pressão. Ao ter mais bars não significa que o café fique melhor. Estes valores representam a pressão da bomba, mas, a pressão da água no bloco de preparação do café, fica reduzida a 7,5 ou a 9 bar. Por isso, a máquina de café automática não deve ter menos de 9 bar.

Os especialistas do autêntico café expresso preferem as máquinas de café manuais com porta-filtro à máquina totalmente automática, porque nestas últimas o café fica com um creme mais leve e menos intenso. Mas outros factores podem influenciar, como a moagem mais grossa.

Como funciona uma máquina de café super automática

Máquina de café de filtro

As máquinas de café de filtro representam outro método de fazer café muito ao gosto de alguns consumidores. Trata-se de um café mais aguado, marcado pela ausência de creme.

Neste tipo de aparelho a extração do café faz-se sem bomba, ou seja a água não é bombeada, nem existe pressão bar. A água fria do depósito, passa através de uma válvula de retenção a um tubo onde é aquecida. Neste caso, quando a água fria é aquecida, a válvula de retenção fecha-se, impedindo a saída de água.

Sob alguma pressão a água quente forma bolhas de vapor que sobem pelo tubo até chegar ao filtro onde se encontra o café moído. Assim começa a extração e gotas de café começam a pingar para a jarra.

É assim que uma máquina de café com filtro funciona:

Assim, que deixar de pingar gotas de café, a pressão é liberada, a válvula de retenção volta abrir-se e a máquina está preparada para voltar a fazer café.

Como funciona a cafeteira moka?

Embora não seja uma máquina de café expresso, a preparação do café na famosa cafeteira moka é feita a uma baixa pressão. Ao contrário das máquinas de café expresso, que como vimos acima contêm uma bomba para criar a pressão de água adequada, na cafeteira é gerado vapor a 1,5 bar de pressão.

Depois de encher a parte de baixo com água até a válvula de segurança, coloque o filtro tipo funil e enche-o com café moído. Em seguida, enrosque a parte de cima e coloque a cafeteira no fogão. Assim que a água ferve, parte dela entra em estado gasoso, o que causa um aumento da pressão.

Esta pressão faz subir a água ao longo do tubo de funil, que passa pelo recipiente de café moído, extraindo todo o sabor do café. O café é então filtrado e continua a subir no tubo ascendente e flui para o compartimento superior da cafeteira. É o momento que se ouve o gru..gru… Como vê, é simples o fucionamento!

Depois de saber como funcionam as máquinas de café onde a pressão bar e o bombeamento da água assumem a maior importância, no entanto, deve considerar que ainda outros fatores são determinantes para o sabor do café, de modo a aperfeiçoar o resultado final, como o tipo de moagem, a temperatura da água, entre outros.

Exit mobile version