Site icon Máquinas de Café

As cores da luz do botão ligar/desligar da Dolce Gusto

As cores da luz do botão da Dolce Gusto suscita dúvidas, isto porque a luz indicadora por vezes fica vermelha, amarela ou verde outras vezes pisca e isso porquê? O que fazer em cada caso quando fique com uma cor diferente. Resolvemos todas estas questões já em seguida. O botão ligar/desligar da máquina de café Dolce Gusto acende em 3 cores diferentes para indicar o que o está a fazer o aparelho. A luz indica em que processo a máquina está em cada momento. Em todos os modelos da Dolce Gusto, essas três cores (vermelho, amarelo e verde) geralmente têm o mesmo significado, o que sim deve ter em conta é se a luz, seja que cor for, está a piscar ou não.

Dolce Gusto pisca em vermelho:

Se a sua máquina de café Dolce Gusto pisca em vermelho, não tem porque ser um alerta de erro ou mau funcionamento. É normal que ao ligar a máquina, o botão Ligar/Desligar começa a piscar em vermelho durante o período de aquecimento da máquina, que pode ir de 30 a 40 segundos, segundo o modelo. Depois, o botão Ligar/Desligar fica verde, isto indica que a máquina está pronta para utilização.

Também, após a preparação da bebida, o botão Ligar/Desligar pisca em vermelho durante cerca de alguns segundos e depois fica verde. Durante este ciclo, não desligue a máquina nem levante a alavanca. Depois já pode levantar e retirar a cápsula usada para o lixo

Depois do enxaguamento, que deve ser feito na primeira utilização da máquina ou depois da limpeza e descalcificação, é também normal que o botão Ligar/Desligar pisque a vermelho durante cerca de 5 segundos. Aguarde até o aparelho voltar para a posição de funcionamento normal.

Pisca em vermelho e não fica verde

No entanto, se a sua máquina Dolce Gusto pisca em vermelho, e nunca fica verde, tente limpar o injetor – o tubo onde a água sai – com a agulha de limpeza que vem incluída em todas as máquinas, pois pode estar entupido. Para tal, desligue a máquina, retire o reservatório de água, incline a máquina, e limpe o injetor com a agulha de limpeza.

Se o botão Ligar/Desligar ainda piscar vermelho, verifique se a cápsula está bloqueada ou pressurizada, não force o levantamento da alavanca, neste caso desligue a ficha da tomada e aguarde 20 minutos até a pressão baixar. Levante a alavanca retire o porta-cápsulas e deite a cápsula fora. Depois ligue a máquina novamente.

Quando o botão Ligar/Desligar pisca rápido em vermelho avisa que a máquina necessita ser arrefecida porque teve um sobreaquecimento, devido a uma utilização excessiva. Esta é uma forma de proteger o aparelho. Desligue a máquina durante 30 minutos até o seu completo arrefecimento.

Luz vermelha fixa

Se a luz do botão liga/desliga estiver em vermelho fixo, ou pisca rapidamente é um aviso de uma falha ou avaria. Desligue a máquina e depois de ter realizado todos os passos dados anteriormente, como se tivesse a luz vermelha a piscar, e se não surtir efeito, entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente.

O botão ligar/desligar fica verde

Quando botão Ligar/Desligar da Dolce Gusto fica verde fixo, indica que a máquina está pronta para ser utilizada. Isto acontece depois do enxaguamento ou depois do aquecimento da máquina, momentos nos quais pisca primeiro em vermelho durante alguns segundos, para logo ficar verde, o que indica posição de funcionamento normal.

Botão de alimentação pisca em verde

Há momentos em que o botão de alimentação pisca em verde e pode durar 2 minutos, isto acontece quando a máquina está no processo de descalcificação, porque a máquina entra num modo de espera que dura 2 min.

Outras vezes quando pisca em verde mais do tempo necessário, pode indicar um problema elétrico que impossibilita o aparelho aquecer a água e não iniciar a preparação da bebida.

Dolce Gusto – luz laranja

Quando o botão Ligar/Desligar da máquina de café mude para a cor laranja (amarela), indica que é preciso fazer a descalcificação. Como sabe é necessário que descalcifique a sua máquina para aumentar o seu período de vida e poder saborear os seus cafés sempre com um excelente sabor.

É importante que ao fazê-lo  entre no modo de descalcificação, normalmente é manter pressionado o botão Ligar/Desligar durante 5 segundos e a luz amarela (laranja) começa a piscar. Em modelos mais recentes, o botão começa a piscar verde e cor de laranja de forma alternada para indicar que está no modo de descalcificação, como a Dolce Gusto Infinissima.

Atenção: se após a descalcificação, a luz laranja ainda continua acesa é porque não realizou este processo no “modo de descalcificação” e a máquina não detetou se realizou ou não dito processo. Assim, se descalcificou corretamente e a luz permanece acesa, remova este alerta da seguinte maneira: pressione e segure o botão ligar/desligar durante 30 segundos para que luz fique outra vez verde.

Da próxima vez não se esqueça de entrar no modo de descalcificação, mantenha premido o botão de alimentação durante, pelo menos, 5 segundos até começar a piscar para iniciar o ciclo de descalcificação. Finalizado o processo, o botão Ligar/Desligar fica outra vez verde de forma automática.

Para proceder à descalcificação da Dolce Gusto pode consultar aqui ou no manual de instruções da sua máquina nescafé.

Exit mobile version