Site icon Máquinas de Café

O que é o café liofilizado?

O café liofilizado é um café instantâneo que graças ao processo de fabricação conserva mais aroma e sabor em comparação aos cafés instantâneos comuns. A sua preparação é rápida, basta adicionar água ou leite e o seu café está pronto! Fique a saber como é feito o café liofilizado e o seu processo de transformação desde os grãos ao produto final com a forma de grânulos.

De forma simplista há dois processos para transformar o café em café solúvel propriamente dito. Esses dois métodos são: liofilização e pulverização. Os cafés que seguem este último processo têm um aroma menos intenso. Já o café que passou pelo método de liofilização mantém o sabor e aroma do café intactos. E o segredo está na temperatura usada neste método durante a sua fabricação.

Aqui a temperatura usada é baixa, de forma a preservar todas as características do café. Este método “menos agressivo” no que à temperatura usada na secagem diz respeito é o responsável pelo sabor apurado do café.

O café liofilizado é um café parecido ao tradicional café solúvel mas com um melhor sabor e que mantém todas as propriedades. Devido à baixa temperatura, o aroma é retido e o produto não muda de cor.

O método de fabricação usado no início da história dos cafés solúveis – a secagem por pulverização fazia com que o sabor não fosse tão apurado, tão intenso. Até que a dada altura, a Nescafé, em 1938, encontrou uma solução para esta desvantagem. E foi aqui que surgiu a liofilização do café em grande escala.

Como é feito o café liofilizado?

O percurso do café solúvel cumpre algumas etapas para estar pronto na prateleira do supermercado. Os grãos de café são criteriosamente selecionados, passam por um processo de higienização, são torrados e moídos. Segue-se a etapa da extração e da concentração para depois serem submetidos à secagem por via da liofilização.

Liofilização ou freeze drying como também é conhecido é um processo minucioso. Numa fase inicial a água do extrato concentrado é previamente congelada a uma temperatura que ronda os 40/ 50 graus negativos. O gelo formado é moído em grânulos. Os grânulos de café congelados são colocados na máquina de liofilização e submetidos ao vácuo e a uma pressão reduzida para dar início ao processo de secagem.

Recorre-se a um pouco de calor para remover a água pelo processo de sublimação. Neste momento, o gelo passa de estado sólido (congelado) para o estado gasoso (vapor) de forma direta. O resultado é um produto seco e intacto. Isto faz com que o café liofilizado ganhe em qualidade, perseverando as suas características organolépticas, tendo mais nutrientes, mais sabor, aroma e cor. Esta é a grande diferença do café liofilizado face ao tradicional café solúvel.

Como preparar uma chávena de café liofilizado?

Não são necessárias cafeteiras, máquinas de fazer café ou quaisquer outros equipamentos. Basta juntar a água quente à quantidade desejada deste café solúvel de alta qualidade. O café liofilizado dissolve-se de forma rápida graças à sua estrutura porosa. Pode também juntar leite se assim desejar.

Com água quente

  1. Colocar uma ou duas colheres de chá de café solúvel liofilizado numa chávena
  2. Junte água quente conforme a quantidade de água desejada diretamente sobre o pó ou grânulos
  3. Mexa bem e aguarde alguns instantes antes de saborear a sua bebida

Erros a evitar: Nunca deite a água a ferver, pois pode prejudicar as propriedades do café. No caso de ter fervido, espere uns minutos.

Com leite

  1. Deite cerca de duas colheres de chá de café numa caneca
  2. Aqueça água e a mesma quantidade de leite
  3. Coloque primeiro a água e depois misture bem antes de adicionar o leite
  4. Adicione um toque de chocolate em pó para um resultado mais delicioso

Café solúvel vs café liofilizado

Ambos são cafés solúveis, a diferença entre o café liofilizado e o solúvel está no processo de fabricação. O café solúvel tradicional é obtido pelo método de secagem por pulverização, que consiste na evaporação do líquido por ar quente, ficando apenas o pó fino e seco de café instantâneo, tal como o conhecemos. Este é o processo mais utilizado pelas marcas tradicionais para a fabricação do café instantâneo.

É um processo rápido e mais barato, mas que sacrifica a qualidade do café. Já que o calor aplicado durante o seu processamento transmite um sabor queimado, que se nota ao beber. Portanto, a alta temperatura pode afetar o sabor e a cor do pó de café, além de que o café perde as suas propriedades naturais.

Já a liofilização é um método essencial na produção de café instantâneo de qualidade. Um factor que demonstra a superioridade deste método sobre o anterior. Por isso o café liofilizado tem um melhor aroma e sabor, conservando as propriedades organolépticas do café moído. Como vimos acima, durante a sua fabricação, tal como o café solúvel normal, os grãos de café são torrados e moídos e dissolvidos em água até a obtenção de um líquido concentrado.

A partir de aqui a fabricação é diferente. Com a liofilização, o líquido é congelado numa camada fina até -40 ºC. Em seguida, é partido em cristais pequenos e colocados no liofilizador a baixas temperaturas e sob vácuo. O produto final é o café liofilizado, com esse aspeto que se vê nos frascos e que mantém as características nutricionais, tendo perdido muito menos sabor e aroma em comparação ao café solúvel em pó comum. Ao ser um processo caro, este tipo de café é também mais caro em comparação ao café tradicional solúvel.

Por isso, a liofilização só é utilizada para cafés exclusivos da melhor qualidade ricos em sabor e aroma.

O melhor café liofilizado?

Há várias marcas que fabricam este café instantâneo que preserva todas as qualidades do grão e que não se baseia em processos químicos. O Pingo Doce, Delta, a Nescafé, são algumas das marcas que pode experimentar. Sem dúvida que uma das melhores marcas é o café liofilizado Nescafé, o que é óbvio, pois como sabemos a Nescafé é a marca de café solúvel preferida da maioria das pessoas. A destacar o café liofilizado Nescafé Gold.

Ainda a mencionar o café solúvel liofilizado Delta Gran Café, e sem esquecer as marcas brancas e portanto mais baratas, como o café solúvel liofilizado Colômbia El Corte Inglés, e ainda o café solúvel Gold liofilizado Pingo Doce, do mesmo modo, o Café Liofilizado Gold Intenso Auchan, bem como as opções Descafeinado e Bio. Todos eles podem ser encontrados nos supermercados correspondentes.

A ter em conta: Nas embalagens desta linha de produtos, confirme a informação no rótulo do artigo, de modo a saber se é um café instantâneo liofilizado. Assim tem a certeza que está a comprar um café aromático que se adapta perfeitamente ao seu paladar.

Exit mobile version