O café, enquanto produto final como o conhecemos, depende do processo de transformação que sofreu. De forma simplista há dois processos para transformar o café em café solúvel propriamente dito. Esses dois métodos são: liofilização e pulverização. Os cafés que seguem este último processo têm um aroma menos intenso. Já o café que passou pelo método de liofilização mantém o sabor e aroma do café intactos. E o segredo está na temperatura usada neste método durante a sua fabricação.
Aqui a temperatura usada é baixa, de forma a preservar todas as características do café. Este método “menos agressivo” no que à temperatura usada na secagem diz respeito é o responsável pelo sabor apurado do café.
Trata-se de um café parecido ao tradicional café solúvel mas com um melhor sabor e que mantém todas as propriedades. Devido à baixa temperatura, o aroma é retido e o produto não muda de cor.
O método de fabricação usado no início da história dos cafés solúveis – a secagem por pulverização fazia com que o sabor não fosse tão apurado, tão intenso. Até que a dada altura, a Nescafé, em 1938, encontrou uma solução para esta desvantagem. E foi aqui que surgiu a liofilização do café em grande escala.
Índice
Como se obtém o café liofilizado?
O percurso do café solúvel cumpre algumas etapas para estar pronto na prateleira do supermercado. Os grãos de café são criteriosamente selecionados, passam por um processo de higienização, são torrados e moídos. Segue-se a etapa da extração e da concentração para depois serem submetidos à secagem por via da liofilização.
Liofilização ou freeze drying como também é conhecido é um processo minucioso. Numa fase inicial a água do extrato concentrado é previamente congelada a uma temperatura que ronda os 40/ 50 graus negativos. O gelo formado é moído em grânulos. Os grânulos de café congelados são colocados na máquina de liofilização e submetidos ao vácuo e a uma pressão reduzida para dar início ao processo de secagem.
Recorre-se a um pouco de calor para remover a água pelo processo de sublimação. Neste momento, o gelo passa de estado sólido (congelado) para o estado gasoso (vapor) de forma direta. O resultado é um produto seco e intacto. Isto faz com que o café liofilizado ganhe em qualidade, perseverando as suas características organolépticas, tendo mais nutrientes, mais sabor, aroma e cor. Esta é a grande diferença do café liofilizado face ao tradicional café solúvel.
Como preparar uma chávena de café liofilizado?
Aqui a vertente prática e a simplicidade são só vantagens. Não são necessárias cafeteiras, máquinas de fazer café ou quaisquer outros equipamentos. Basta juntar a água quente à quantidade desejada deste café solúvel de alta qualidade. O café liofilizado dissolve-se de forma rápida graças à sua estrutura porosa. Pode também juntar leite se assim desejar.
Com água quente
- Colocar uma ou duas colheres de chá de café solúvel liofilizado numa chávena
- Junte água quente conforme a quantidade de água desejada diretamente sobre o pó ou grânulos
- Mexa bem e aguarde alguns instantes antes de saborear a sua bebida
Erros a evitar: Nunca deite a água a ferver, pois pode prejudicar as propriedades do café. No caso de ter fervido, espere uns minutos.
Com leite
- Deite cerca de duas colheres de chá de café numa caneca
- Aqueça água e a mesma quantidade de leite
- Coloque primeiro a água e depois misture bem antes de adicionar o leite
- Adicione um toque de chocolate em pó para um resultado mais delicioso
Café solúvel vs café liofilizado
Ambos são cafés solúveis, a diferença entre o café liofilizado e o solúvel está no processo de fabricação. O café solúvel tradicional é obtido pelo método de secagem por pulverização, que consiste na evaporação do líquido por ar quente, ficando apenas o pó fino e seco de café instantâneo, tal como o conhecemos. Este é o processo mais utilizado pelas marcas tradicionais para a fabricação do café instantâneo.
É um processo rápido e mais barato, mas que sacrifica a qualidade do café. Já que o calor aplicado durante o seu processamento transmite um sabor queimado, que se nota ao beber. Portanto, a alta temperatura pode afetar o sabor e a cor do pó de café, além de que o café perde as suas propriedades naturais.
Já a liofilização é um método essencial na produção de café instantâneo de qualidade. Um factor que demonstra a superioridade deste método sobre o anterior. Por isso o café liofilizado tem um melhor aroma e sabor, conservando as propriedades organolépticas do café moído. Como vimos acima, durante a sua fabricação, tal como o café solúvel normal, os grãos de café são torrados e moídos e dissolvidos em água até a obtenção de um líquido concentrado.
A partir de aqui a fabricação é diferente. Com a liofilização, o líquido é congelado numa camada fina até -40 ºC. Em seguida, é partido em cristais pequenos e colocados no liofilizador a baixas temperaturas e sob vácuo. O produto final é o café liofilizado, com esse aspeto que se vê nos frascos e que mantém as características nutricionais, tendo perdido muito menos sabor e aroma em comparação ao café solúvel em pó comum. Ao ser um processo caro, este tipo de café é também mais caro em comparação ao café tradicional solúvel.
Por isso, a liofilização só é utilizada para cafés exclusivos da melhor qualidade ricos em sabor e aroma.
O melhor café liofilizado?
Há várias marcas que fabricam este café instantâneo que preserva todas as qualidades do grão e que não se baseia em processos químicos.
O Pingo Doce, Delta, a Nescafé, são algumas das marcas que pode experimentar. Sem dúvida que uma das melhores marcas é o café liofilizado Nescafé, o que é óbvio, pois como sabemos a Nescafé é a marca de café solúvel preferida da maioria das pessoas. A destacar o café liofilizado Nescafé Oro.
Ainda a mencionar o café solúvel liofilizado Delta Gran Café, e sem esquecer as marcas brancas e portanto mais baratas, como o café solúvel liofilizado Colômbia El Corte Inglés, e ainda o café solúvel Gold liofilizado Pingo Doce, do mesmo modo, o Café Liofilizado Gold Intenso Auchan, bem como as opções Descafeinado e Bio. Todos eles podem ser encontrados nos supermercados correspondentes.
A ter em conta: Nas embalagens desta linha de produtos, confirme a informação no rótulo do artigo, de modo a saber se é um café instantâneo liofilizado. Assim tem a certeza que está a comprar um café aromático que se adapta perfeitamente ao seu paladar.
Deixe uma resposta