Site icon Máquinas de Café

O que é o café solúvel?

O café solúvel, também chamado de café instantâneo ou café em pó, é para muitas pessoas a sua forma especial de preparar uma chávena de café frente a aqueles que preferem o seu habitual café expresso. É prático, pois é só adicionar água quente e o café fica logo pronto sem necessidade de uma máquina de café. Vamos agora conhecer o chamado café solúvel ou café instantâneo que é um café que salta à vista pelo lado prático que o caracteriza. Como e de que é que está feito?

Quando se fala de café solúvel automaticamente pensamos na marca Nescafé, e com muita razão, já que foi a Nescafé quem lançou ao mercado o café solúvel na década de 1930, e ainda hoje continua a ser a marca de referência do setor e a preferida da maioria das pessoas.

Habitualmente, o café solúvel pode ser encontrado sob a forma de pó ou grânulos e é vendido sob duas formas – pacotes de plástico ou frascos de vidro. Os primeiros são práticos e podem ir connosco para qualquer lado. Os de vidro são, obviamente, pela própria embalagem, mais amigos do ambiente.

Como é feito o café solúvel?

A fabricação ocorre a partir dos grãos de café, passando por várias fases: torrefação, moagem, extração e secagem. Com efeito, existem duas maneiras principais de produzir café instantâneo:

A secagem por pulverização envolve altas temperaturas, sendo um processo rápido e mais barato enquanto a liofilização envolve o frio. Sendo um processo mais caro, mas o café mantém um melhor aroma e sabor, pois não foi submetido a altas temperaturas.

Em qualquer um dos métodos de fabricação, primeiro os grãos de café são torrados, é por isso que podemos comprar café instantâneo com diferentes graus de torrefação – médio, suave e intenso. Uma vez moídos, segue-se a adição de água para a extração do café, obtendo-se um concentrado de café líquido.

A partir de aqui, tanto pode ser utilizado a secagem por pulverização onde a água é removida por evaporação, ficando uns pequenos cristais que é o café instantâneo, tal como conhecemos. Também pode ser utilizado a secagem por liofilização, que é realizada por congelamento a baixas temperaturas. O processo para produzir o café liofilizado é mais caro e diz-se que produz um café instantâneo de maior qualidade e sabor.

Este tipo de café é, como já dissemos, é extremamente prático e não exige quaisquer equipamentos especiais para se preparar em casa. É um tipo de café consumido em mais de 100 países e apresenta um sabor diferente do café torrado e moído.

Características do café solúvel

Sem dúvida, que uma das principais características deste tipo de café é a rapidez na sua preparação, basta aquecer água ou leite, adicionar o pó de café, mexer e está pronto. O preço é outra vantagem do café solúvel, uma vez que é mais barato que o café moído e os grãos de café. Além disso, não é necessário uma cafeteira ou máquina de café.

Em relação ao sabor, os amantes do café sabem que o café solúvel não tem o mesmo sabor que um café expresso, isto porque durante o processo de produção do café, este perde os seus principais atributos, nomeadamente corpo, aroma e o creme.

No entanto, um café instantâneo 100% arábica tem um sabor melhor do que uma mistura de arábica e robusta. Também pode custar um pouco mais, porque o grão arábica de boa qualidade custa mais do que o grão robusta, que é mais amargo e menos aromático.

Outra vantagem seria escolher as marcas que utilizam o método de liofilização, já que preserva mais o sabor do que a secagem por pulverização. Sendo uma mais valia para obter um café instantâneo de melhor qualidade.

Cafeína no café solúvel

Todo o tipo de café contém cafeína e o instantâneo também, mas menos do que o café expresso, o que pode ser um benefício para quem procura reduzir o consumo deste estimulante. Uma chávena de café solúvel contém entre 30 e 90 miligramas de cafeína em comparação com o café comum, que contém entre 70 e 140 mg.

A presença de antioxidantes também diminui no café instantâneo, devido ao processo de extração e secagem a que é submetido. Em resumo, o café instantâneo não é menos saudável do que o café tradicional.

Café solúvel descafeinado

Para quem aprecia um bom café mas por diversas razões não pode ingerir cafeína, aqui está a solução perfeita: café solúvel descafeinado. Este tipo de café mantém algumas das propriedades do café, embora possa conter ainda uma quantidade residual de cafeína.

Qual é a melhor marca de café solúvel?

O assunto é delicado e há várias marcas boas à venda em Portugal mas se queremos mesmo saber qual é a melhor vamos dar-lhe a resposta. A Nescafé está no pódio mas há outras marcas como a Delta que merecem reconhecimento, considerada por muitos o melhor café solúvel português.

Dentro da marca Nescafé encontramos vários cafés solúveis como o Nescafé Clássico Creme, Nescafé Clássico Vitalissimo, Nescafé Clássico Intenso, Nescafé Clássico, Café Solúvel Black Roast, Nescafé Gold Sumatra, Nescafé Gold, Nescafé Gold Colômbia ou o Nescafé Gold Alta Rica. Vamos apenas caracterizar alguns agora.

Nescafé Gold: café solúvel natural criado com grãos de café Arábica cultivados a elevada altitude para preservar as suas características e sabor. São minuciosamente selecionados e torrados numa combinação perfeita de tempo e temperatura. Nescafé Clássico Vitalissimo: café solúvel com magnésio para dar mais vitalidade e afastar o cansaço.

O café solúvel faz mal à saúde?

O processo de fabricação do café instantâneo envolve a redução das propriedades nutricionais que o café moído possui, como os antioxidantes. Além disso, o café instantâneo contém acrilamida, um produto químico que se forma quando os grãos de café são torrados. O café instantâneo pode conter o dobro de acrilamida do que o café comum.

Esta substância pode fazer aumentar o risco de cancro, quando consumida em excesso. No entanto, a quantidade de acrilamida no café está por debaixo da quantidade considerada prejudicial segundo os estudos. Com efeito, também depende da forma como é preparado, se mais forte ou mais fraco, e portanto, da concentração dessa substância.

Preço

Vai depender da marca que escolher, obviamente que a gama de cafés solúveis da marca Nescafé é mais cara em relação às marcas brancas. Por exemplo um frasco de 200 g de café solúvel Nescafé custa entre 5 a 6 euros, enquanto a mesma quantidade de café solúvel Continente fica por menos de 3 €. As saquetas são sempre mais caras do que o café que vem em frascos de vidro.

Como fazer café solúvel?

Podemos dizer que fazer este tipo de café é “a coisa mais fácil do mundo”. E porquê? Porque basta juntar o café à água. E estará pronto a consumir. Recomenda-se sempre que a água seja filtrada e esteja quente (e não a ferver).

Pode, consoante o seu gosto, juntar açúcar, leite ou outros elementos. Quanto à quantidade de café o ideal é seguir as recomendações do fabricante.

Exit mobile version