Site icon Máquinas de Café

Cafeteira francesa

Embora não se conheça ao certo a origem, é possível que a cafeteira francesa também conhecida como cafeteira de êmbolo, tal como o nome sugere fosse inventada em França, por volta de 1850. Mais tarde em 1929 foi patenteada pelo italiano Attilio Calimani. Finalmente, em 1974 a Bodum lança ao mercado a cafeteira francesa com uma imagem moderna, um dos modelos mais populares e mais vendido.

A cafeteira francesa é um método de extração por imersão. Água e café misturam-se para produzir um café encorpado, que preserva os aromas e o sabor muito mais que outras cafeteiras. Isto porque o filtro metálico, ao contrário do filtro de papel, permite a passagem dos óleos naturais contidos no café. O resultado é um café pleno de sabor!

Como funciona a cafeteira francesa

A cafeteira francesa consiste em duas partes: o jarro e um êmbolo com filtro metálico e tampa de plástico. O êmbolo é o pistão, por isso é também chamada cafeteira de pistão. A preparação do café consiste em deitar no jarro o café e a água quente. Depois coloca-se o êmbolo na cafeteira e pressionamos até ao fundo. O filtro do êmbolo separa o café da borra, ficando esta no fundo do jarro. O café é então servido também no mesmo jarro.

Como fazer café na cafeteira francesa

A sua utilização é bastante simples. Em poucos minutos pode fazer facilmente uma deliciosa chávena de café. Depois de ter tudo pronto, preparar o café neste tipo de cafeteira é muito fácil. Siga os passos!

  1. Deite o café moído na jarra, cerca de 7 a 10 gramas por chávena. Utilize uma moagem grossa. Se quer preparar mais quantidade seria: 65 gramas de café moído por litro de água.

2. Adicione água quente (nunca acima de 92 ° C) e mexa bem com uma colher para que o pó de café se misture uniformemente na água quente e os aromas do café possam ser extraídos.

3. Coloque a tampa, mas não pressione o êmbolo. Deixe o café repousar 4 minutos. Depois, pressione o êmbolo lentamente até ao fundo para separar o café (liquido) do pó. Certifique-se de pressionar lentamente para que o café moído tenha tempo de posar no fundo.

4. O café está pronto. Deite na chávena e delicie-se com o seu café! 

Após a preparação do café na prensa francesa, este deve ser servido imediatamente. Se sobrar café, é melhor transferi-lo para uma garrafa térmica ou outro recipiente porque o pó de café continua no fundo, podendo passar um gosto amargo ao café devido a uma extração prolongada.

Dicas importantes

Fazer café na cafeteira francesa é fácil, mas deve ter em consideração as seguintes dicas para que o resultado seja perfeito:

Vantagens e desvantagens da prensa francesa

O sistema de prensa francesa tem muitas vantagens. Pode-se fazer uma pequena ou grande quantidade de café rapidamente, não é preciso uma fonte de energia, é fácil de limpar e não requer manutenção. É um método ideal para obter um bom café, intenso e saboroso, de uma forma muito simples. Pode até levar consigo quando vai de férias.

Como é natural, há também algumas desvantagens a apontar, embora poucas. O filtro de metal pode deixar passar para o café acabado de fazer alguns sedimentos da borra. Razão pela qual, é importante escolher uma moagem grossa. E por último é necessário servir o café da prensa francesa rapidamente, caso contrário, há o risco de extração excessiva devido à borra de café que permanece no fundo em contacto com o café, podendo este ficar com um sabor muito forte.

Descubra uma grande variedade de modelos de cafeteiras francesas em diferentes tamanhos, materiais, cores, faixas de preços e marcas, sem esquecer o design elegante! Estão presentes as melhores marcas: Bodum e outras mais!

Exit mobile version