A Bodum é uma das principais referências do mercado das cafeteiras de êmbolo, também conhecidas como cafeteira francesa. Fundada em 1944 pelo Dinamarquês Peter Bodum, a marca apostou em produtos acessíveis a toda a gente sem descartar a boa qualidade do café. A primeira cafeteira Bodum surge em 1974 e desde então que a aposta na qualidade, design e inovação manteve a Bodum na liderança de venda destes modelos de cafeteira. São várias opções disponíveis no mercado o que pode dificultar a escolha dos utilizadores menos experientes. Além disso, ficará a saber como funciona a cafeteira Bodum e como tirar um bom café.
Aqui fazemos uma análise das principais cafeteiras Bodum, preços, comparações e onde pode comprar.
Em vidro borossilicato | Em vidro borossilicato | Em vidro borossilicato | Em vidro borossilicato |
Capacidade: 8 chávenas | Capacidade: 4 chávenas | Capacidade: 3 chávenas | Capacidade: 3 chávenas |
Cafeteiras Bodum: características principais
As principais diferenças que distinguem os diversos modelos das cafeteiras Bodum dividem-se em três principais categorias:
- A capacidade, e por conseguinte o número de cafés que a cafeteira é capaz de produzir em cada utilização. Existem nos seguintes tamanhos: 0,35 l, 0,5 l, 1 l e 1,5 l
- Os materiais que compõem os diversos componentes da cafeteira Bodum, e que conferem maior ou menor durabilidade e requinte à mesma
- O design, moderno ou retro que satisfaz os gostos pessoais de cada utilizador
Fique a saber: a Bodum, como já referido, é uma marca dinamarquesa especializada nas famosas cafeteiras francesas como a Chambord, mas também em outros pequenos eletrodomésticos, quase todos destacam pelo seu design e cores chamativas. Mas sabe onde são fabricados os produtos da Bodum? Em Portugal.
Isto faz com que a proximidade permita ter um produto melhor acabado por um preço acessível. Conheça as mais conceituadas cafeteiras de êmbolo da marca e opte pela que melhor se adapta às suas necessidades. Cafeteiras Bodum made in Portugal.
Bodum Brazil
Este é um dos modelos mais emblemáticos da Bodum tendo sido o primeiro concebido pela marca. As linhas simples vêm provar que um bom design não tem de ser necessariamente caro. Dividida em duas linhas clássicas e elegantes, o recipiente central da cafeteira é livre de ornamentos, o que permite ver todo o seu conteúdo.
A única desvantagem é a maior exposição do vidro borossilicato pois torna-o mais suscetível a riscos ou golpes. O modelo vem trazer cor e diversão às cozinhas já que a base, pega e tampa de polipropileno estão disponíveis nas cores verde vermelho e branco, além do tradicional preto. A cafeteira Bodum Brazil apresenta no seu design o logotipo da Bodum, e pode ser encontrada em diferentes tamanhos:
- 350 ml – capacidade aproximada para 2 a 3 chávenas
- 1 litro – 8 a 9 chávenas
- 1,5 litro – 12 chávenas
A versão pequena da Bodum Brazil seria a melhor opção para quem só faz café para uma ou duas pessoas. Tem de altura 16 cm, e capacidade para três chávenas de café. Todos os seus componentes podem ser separados facilmente, podendo ser lavados na máquina de lavar louça sem problemas.
Em comparação com a Chambord, a Bodum Brazil possui um maior número de peças em plástico o que diminui a sua durabilidade. É um dos modelos mais económicos da marca sendo possível obter a versão de 0.35 L por apenas 12,90€. Um dos maiores pontos a seu favor já que torna este tipo de cafeteira acessível a todos os bolsos.
Vantagens da Bodum Brazil
- Disponível em várias cores
- Elegante compacta e moderna
- Simples de utilizar
- Fácil de desmontar e limpar
- Bastante económica
Desvantagens da Bodum Brazil
- O modelo não suporta água a ferver já que há o risco de abrir fendas no vidro resultantes do choque térmico
- As peças de plástico são frágeis e quebram com alguma facilidade
- Alguns utilizadores queixam-se da qualidade enfraquecida do café nos modelos mais recentes
Bodum Chambord
Apesar dos pormenores modernos, a cafeteira mantém o seu design clássico, com origem nos anos 50. Com linhas mais sofisticadas, os pormenores em aço inox conferem durabilidade e robustez à Bodum Chambord. Dotada de uma alça redonda e mais larga que o habitual, o modelo torna-se mais ergonómico e simples de manusear. Por outro lado a pega feita em plástico de polipropileno, um material durável e resistente ao calor, garante que nunca se queimará ao servir o café. A patenteada tampa de segurança evita o derramamento do líquido e é lavável na máquina de lavar loiça.
Um pouco mais cara que a comum cafeteira Bodum, o modelo de 350 ml de capacidade pode rondar os 35 euros. A Chambord encontra-se também disponível nas suas versões de 0,5, 1 L e 1,5 litros, com capacidades até 4, 8 e 12 chávenas respetivamente. As versões prateada, bronze e dourada dão cor à sua cozinha com um toque de luxo.
Vantagens da Bodum Chambord
- A qualidade de um modelo de gama superior
- Design ergonómico
- Materiais duráveis e resistentes
- Disponível em três cores
Desvantagens da Bodum Chambord
- Um pouco mais cara que o habitual
- O jarro de substituição é caro
Bodum Kenya
O modelo Kenia partilha as linhas principais da Bodum Brazil e mantém o vidro borossilicato ultra-leve e resistente ao calor característico das cafeteiras da marca. Existem dois segmentos que se distinguem pela decoração exterior e o material (plástico ou aço cromado). Ambos são dotados de uma moldura que protege contra o calor. Simples e económica, os preços da Bodum Kenya variam entre os 17 e os 33 euros.
Vantagens da Bodum Kenya
- Simples e elegante
- Económica
- Os componentes podem ser lavadas na máquina de lavar loiça
- O vidro borossilicato ultra-leve e resistente ao calor
Desvantagens da Bodum Kenya
- Os modelos com acabamentos em plástico são menos duráveis
Porque é que deve comprar uma cafeteira Bodum?
A Bodum conta com vasta experiência no ramo das cafeterias francesas, um modo simples de preparar café sem necessidade dos complicados botões e sofisticados recursos das máquinas automáticas. Fáceis e portáteis, as cafeteiras prometem um delicioso café sem muito trabalho ou tempo de espera. A sua capacidade de até 1,5 L satisfaz até as famílias mais numerosas. Se deseja pode ver aqui o manual de instruções da cafeteira Bodum.
Como usar a cafeteira Bodum
Para tirar um bom café na cafeteira Bodum deve utilizar uma moagem grossa, e se for moído no momento, muito melhor. Para tal um moinho de café é sempre uma boa opção de compra. Um dos erros mais comuns cometidos com a prensa francesa é usar uma moagem muito fina, isto prolonga a extração e o café fica amargo.
Para fazer café na cafeteira Bodum, deve pesar primeiro o café. Aqui estão as quantidade de café recomendadas para todos os tamanhos das cafeterias Bodum ou prensas francesas em geral.
- para o tamanho 0,35 l – cerca de 20 g de café moído
- para o tamanho 0,50l – 28 g de café moído
- para o tamanho 1l – cerca de 55 g de café moído
- para o tamanho maior 1,5 l – cerca de 85 g de café moído
A temperatura da água
A temperatura ideal da água é de 95 °, isto quer dizer quente, mas não a ferver. É importante a temperatura certa, nunca coloque água mais quente que a temperatura sugerida. Algumas variedades de café até ficam com melhor sabor quando produzidas com água quente entre os 90 ° C e 92 ° C. No caso de a água ferver, espere até arrefecer uns segundos e alcançar a temperatura ideal para a cafeteira Bodum.
Como funciona a cafeteira Bodum
Como pode ver na imagem abaixo, a cafeteira francesa está composta por dois componentes: o jarro e o conjunto do êmbolo, que inclui o filtro e a tampa. O jarro que pode ser de plástico ou vidro tem uma asa. É neste jarro onde deitamos a água e o café em pó, para fazer o café. O segundo componente é o êmbolo ou pistão, por isso também é designada de cafeteira de pistão. O êmbolo será introduzido no interior da cafeteira com uma pressão ligeira sobre o manípulo para chegar até ao fundo. Como o êmbolo tem um filtro, separa a água do café, ficando assim a borra no fundo da cafeteira.
Como podemos ver na imagem a tampa tem uma alavanca para fazer descer o êmbolo no interior da cafeteira.
Para tirar um bom café, siga os passos:
- Deite o café moído (moagem grossa), cerca de 28 g para meio litro de água, na sua Bodum
- Deite água quente, mas sem ferver, a 95 graus
- Mexa bem só uma vez
- Deixe descansar durante 4 minutos. O contato direto com a água, confere ao café aroma e sabor. Pode também experimentar, entre 2 e 6 minutos, é uma questão de encontrar o ponto certo
- Coloque a tampa e pressione o filtro, notará alguma resistência, é normal, pressione com firmeza
- Deite o café o mais rápido possível na chávena e beba
Agora que já sabe como funciona a cafeteira Bodum, lembramos ainda que o café depois de pronto não deve ficar na cafeteira porque senão fica com um gosto amargo. Retire o café para a chávena ou pode também colocar o café sobrante numa garrafa térmica para não ter de o reaquecer.
Deixe um comentário