A origem é francesa e data de 1850, o que faz com que seja conhecida como cafeteira francesa ou French Press (prensa francesa). Os termos “cafeteira de êmbolo” ou “cafeteira de pistão” são os correspondentes nome técnicos que denominam este equipamento. Esta cafeteira foi pela primeira vez patenteada pelo designer italiano Attilio Calimani em 1929, mas sua simplicidade e qualidade garantiram a sua presença nos mercados e a confiança dos utilizadores até aos dias de hoje.
Versátil e amiga do ambiente, a cafeteira de êmbolo caracteriza-se por ser capaz de extrair uma maior quantidade de aromas que as demais cafeteiras rivais. O seu princípio de funcionamento é bastante trivial. No jarro de vidro são colocados o café moído e a água, sem necessidade de filtros. O pistão ou êmbolo tem como função prensar os resíduos no final da preparação. Conheça os vários modelos de cafeteiras francesas e como funcionam!
Em vidro borossilicato | Em vidro resistente | Em vidro borossilicato | Em vidro borossilicato | Em vidro resistente |
Capacidade: 8 chávenas | Capacidade: 5 chávenas | Capacidade: 5 chávenas | Capacidade: 8 chávenas | Capacidade: 3 chávenas |
Como funciona a cafeteira de êmbolo
A simplicidade aliada a um preço baixo é a principal razão que leva a maior parte das pessoas a comprar a cafeteira francesa. O processo é mecânico e não exige conhecimentos especiais ou o manuseio de funções complexas. O modo de extração permite obter um café com uma ampla variedade de aromas e por essa mesma razão estes aparelhos são também usados por profissionais do café.
A cafeteira de pistão é constituída essencialmente por dois componentes:
- Um jarro de vidro ou aço inox que serve para preparar e servir o café. Em algumas cafeteiras o recipiente recebe uma moldura em aço ou plástico, que impede a transferência de calor para a mesa ou bancada. Uma ergonómica pega permite mover a cafeteira sem que corra o risco de se queimar.
- O pistão, da mesma largura da jarra, tem a função de separar os resíduos de café da água, após esta extrair toda a essência e aroma do café ao longo do processo de infusão. Esta componente comporta um filtro, que garante que as borras são separadas do café.
O modo de funcionamento mantém a simplicidade embora deva ter em conta alguns truques para um resultado ainda melhor. O café deve ter uma moagem grossa e por cada 8 a 9 gramas de café deverá adicionar 150 ml de água. Quanto à água, deve ser fervida antes de ser adicionada à cafeteira. Saiba mais aqui como usar a cafeteira bodum, a marca de referência como principal fabricante deste tipo de cafeteiras.
Como usar a cafeteira de êmbolo
- Ferva a água
- Adicione o café no fundo da cafeteira
- Acrescente a água no recipiente em movimentos lentos e em espiral, de modo a garantir que humedece homogeneamente os grãos depositados no fundo
- Deixe repousar durante cerca de 4 a 5 minutos, tendo o cuidado de não exceder este tempo para que o café não se torne demasiado amargo (decorrente da sobreextração)
- Após o tempo de repouso recomendado, coloque a tampa com o êmbolo, pressionando-o até que o café moído se concentre de novo no fundo da cafeteira, separando os grãos e borras da água
Neste vídeo pode ver como é muito facil fazer um café nesta cafeteira.
O que deve saber ao comprar uma cafeteira de êmbolo
A oferta é grande e por isso é natural que surjam algumas dúvidas em relação ao modelo de cafeteira a comprar. Um dos fatores de maior peso é geralmente o preço. Por norma estes aparelhos são bastante económicos embora os valores possam flutuar consoante o material que constitui o aparelho e capacidade do mesmo.
Tamanho
Quanto ao tamanho, encontram-se no mercado modelos de cafeteiras francesas com capacidade entre 0.35 e 1 litro capazes de servir cerca de 2 a 12 chávenas de café respetivamente. A única diferença será apenas a quantidade de cafés que podem ser preparados de uma só vez. Não existe um tamanho ideal cabendo ao utilizador escolher o modelo que melhor se adapte às suas necessidades de consumo diárias de café.
Materiais
Quanto aos materiais, estes são os grandes responsáveis pelas flutuações de preço entre os diversos modelos de cafeteiras. Os materiais menos duráveis como o plástico constituem os modelos mais económicos ao passo que o aço inox e o alumínio estão associados a modelos mais dispendiosos.
Os materiais mais resistentes conferem durabilidade e resistência ao aparelho embora não tenham influência no sabor do café. No entanto, caso a jarra seja feita em vidro duplo ou aço inox, permitirá conservar a temperatura do café após a preparação, de forma mais eficiente.
Principais vantagens da cafeteira de êmbolo
- Simplicidade
- Fácil de montar e desmontar
- De fácil limpeza
- Capacidade de extração de uma ampla gama de aromas
- Baixo custo
- Durável
- Fácil de transportar
- Sem necessidade de uma fonte de energia elétrica
- É fácil encontrar peças suplentes para substituição caso alguma se danifique
Principais desvantagens da cafeteira de êmbolo
- Para quem deseja café pronto na hora, talvez o inconveniente maior seja o tempo de espera necessário de repouso no final da preparação. Este, embora não exceda os 5 minutos, pode ser um inconveniente numa atarefada manhã.
- Por um lado, se exceder o tempo de repouso recomendado, o café poderá ganhar um gosto amargo por virtude da sobre-extração.
- Pelo contrário, ao retirar o café antes do tempo, este poderá ter um gosto acre já que os sabres ácidos são os primeiros a ser extraídos dos grãos de café. O resultado é um café aguado com um fraco sabor.
Que cafeteira de êmbolo comprar?
Tendo em conta os aspetos mencionados nos pontos anteriores, resta escolher a marca e modelo da cafeteira. Por norma as cafeteiras de êmbolo Bodum são referências de qualidade e excelência. Ambas encontram-se facilmente no mercado a preços bastante competitivos, a partir de 13 e 15 euros, respetivamente. É o caso da Bodum 1913-01 a mais vendida, com capacidade para 3 chávenas, com um custo de apenas 14 euros.
Em vidro borossilicato | Em vidro borossilicato | Em vidro borossilicato | Em vidro borossilicato |
Capacidade: 8 chávenas | Capacidade: 4 chávenas | Capacidade: 3 chávenas | Capacidade: 3 chávenas |
As marcas oferecem modelos mais sofisticados, com uma ampla gama de cores, formatos, materiais e capacidade. Quem gosta de cores alegres, a Bodum de bronze e com o seu design elegante iluminará a sua cozinha. Outra sugestão é a Le Flair, marca alemã, que nos deleita com uma cafeteira de êmbolo de design de cobre de alta qualidade, que se encaixa perfeitamente em qualquer cozinha moderna.
Deixe um comentário