O café tradicional do tempo das avós, também chamado café da avó, é um café de borra. Naquela altura era a única forma simples e rápida de fazer o café em casa, pois não havia a extensa gama de equipamentos de hoje em dia, nem mesmo uma simples cafeteira italiana existia em todas as cozinhas. Simples de fazer, possivelmente para muitas pessoas, é ainda a forma de fazer o seu café diariamente.
São muitos os que guardam boas recordações da sua infância vendo como a sua avó preparava o café. Vamos reviver esses tempos e dizer-lhe como fazer café em casa sem cafeteira. O chamado café da avó é a forma tradicional de começar o dia com o cheiro e sabor a café que nos envolve numa nostalgia prazenteira.
Para fazer o café da avó precisamos de uma panela ou tacho, um coador e a mistura de café. O café utilizado costumava ser uma mistura de chicória com café, ou cevada com café e por vezes os 3 ingredientes: cevada, chicória e café. Esta é a mistura ideal para quem procura uma bebida com menor teor em cafeína, quente e reconfortante, sem prescindir do sabor do café. Se bem que pode utilizar café arábica.
Como fazer o café da avó?
Siga estes passos para preparar uma deliciosa chávena de café da avó: vai precisar de 1 litro de água, 70 gramas de mistura de café. Um coador de pano para filtrar o café, também pode utilizar um filtro de papel.
- Ferva a água, apague e remova a panela do fogo e adicione a mistura de café.
- Misture bem a água com o café. Deixe o café repousar tapado durante cerca de 4 minutos para uma perfeita infusão.
- A seguir, filtre o café com o coador para separar as borras do café, para um recipiente em forma de jarro, bule ou, se deseja seguir a tradição, utilize a antiga cafeteira em alumínio (ver abaixo)
- Sirva e desfrute.
As quantidades são opcionais e vão depender da quantidade de café que deseja preparar. O importante é que respeite a proporção, 70 gramas de café por cada litro de água ou 35 g de café por meio litro de água.
Como é o café da avó?
O café utilizado costumava ser uma mistura de chicória com café, mas também pode utilizar 70 gramas de café 100% arábica moído (moagem grosseira, espessura semelhante a “areia grossa”). Neste caso quando a água começar a ferver, retire do fogo, adicione o café moído e mexa. Deixe repousar 2-3 minutos, tapado.
É muito importante tapar a panela para uma adequada infusão do café. Coe utilizando um coador de pano (bem limpo) e se não tiver um coador de pano utilize um filtro de papel.
Pode também fazer o café da avó na cafeteira de balão, prensa francesa. Para melhorar a qualidade da água e, portanto, o sabor do café, utilize água mineral. Também pode utilizar café em grão e moer na hora, a moagem do grão deve ser grosseira parecida à areia grossa, e não como a usada na cafeteira italiana. Muitas avós tinham um moinho de café manual e moíam o grão na hora, como é evidente o café ganha em sabor.
No mercado pode encontrar à venda misturas compostas por chicória (60%) e café (40%) ou (60% cevada, 20% chicória, 20% café). Como já referido, ao ser um café de mistura com cevada ou chicória (cereais naturais) é uma opção que possui menos cafeína.
A cafeteira de esmalte da avó, com asa, tampa e bico, era a cafeteira antiga usada para servir o café coado depois de pronto.
Cafeteira cónica POP IBILI 910210 em esmalte vermelho, capacidade 1 Lt.
Cafeteira de esmalte estilo retro e rústico, adequada para fazer café. Existe em diferentes cores.
Quanto ao sabor é um café leve e com menos corpo que o café expresso, sendo mais parecido ao café de filtro. Deixe-se levar pela nostalgia do passado e experimente uma chávena de café da avó!
Deixe um comentário