As linhas retro não passarão decerto despercebidas pelo utilizador que se depare com o modelo Kalita KH-3. Este tradicional moinho manual com um corpo de madeira envernizada esteticamente atraente, constitui elemento decorativo apelativo que reúne beleza e funcionalidade. O detalhe da pega da manivela em madeira a combinar com o corpo mostra a forma elegante com que a marca fez o balaço entre os elementos mais rústicos e o funil de ferro forjado.
Esta tradicional moinho é composto por um moedor cónico e é 100% manual. O processo mecânico impede o acúmulo de calor durante o funcionamento e as lâminas ajustáveis permitem uma moagem fácil e adaptada a diversas granulometrias. Não é ao acaso que o modelo é um dos mais vendidos no Japão.
Atenção: este modelo já não está disponível, mas sim o Kalita KH-3C.
Kalita KH-3: características principais
O corpo do moinho é construído em madeira o que lhe confere o aspeto retro tão característico. É um aparelho manual o que se traduz numa moagem mais lenta e a temperaturas mais baixas, necessária para que não sejam roubados óleos essenciais e aroma ao café, e para que este não seja grosseiramente triturado de forma pouco homogénea.
Quanto ao funcionamento, o Kalita KH-3 permite orientar a granalumetria ao tipo de café que se pretende preparar. Para ajustar o grau de moagem, basta retirar a manivela e ajustar a aba. Simples, prático e intuitivo.
Vantagens do moinho Kalita KH-3
- Económico
- Fácil de desmontar e limpar, sendo bastante fácil aceder às rebarbas
- Fácil de transportar
- Utilização simples e intuitiva
- Capacidade para 140 gramas de café
- As rebarbas são facilmente ajustáveis para moagens de diversas granulometrias
- Design atrativo com um bom balanço estético entre a madeira e as componentes metálicas.
Desvantagens do moinho Kalita KH-3
- Design retro, que poderá não combinar com a decoração das cozinhas modernas
- Processo moroso, sendo necessários vários minutos para obter uma moagem consistente.
- Inadequado para moagens mais grossas sendo por isso desadequado para uma utilização na prensa francesa
- O aparelho não tem tampa pelo que podem saltar alguns grãos de café durante o processo de moagem, sujando o ambiente à volta.
- As componentes metálicas são finas e de aspeto frágil
Preço
O preço é sem dúvida um dos grandes pontos a favor da Kalita KH-3. O modelo encontra-se por cerca de 30 euros no mercado, o que é mais do que justo para um modelo manual destas características. É certo que um utilizador mais exigente poderá preferir um modelo mais robusto e com características técnicas que garantem maior precisão e homogeneidade na moagem.
Porque é que deve comparar o moinho de café manual Kalita KH-3?
A Kalita manteve um bom equilíbrio entre os materiais metálicos e de madeira o que resultou num modelo de estilo retro apelativo e com um toque de exclusividade. O design ergonómico em conjunto com a simplicidade de personalizar o estilo de moagem, tornam o Kalita KH-3 bastante intuitivo e simples de usar.
Também encontra este modelo disponível, o Kalita KH-3C.
É um modelo económico e acessível a quase todas as carteiras sem comprometer a qualidade do produto final. Compacto e leve torna-se fácil de transportar, comportando-se de forma bastante razoável no que diz respeito a moagens finas e médias.
Deixe um comentário