A cafeteira Chemex torna o acto de fazer café uma arte de devoção rodeada de sabedoria e elegância. Ou não fosse o seu inventor um químico, mas também um apaixonado pelo café, que transformou a sua extensa experiência com técnicas de filtragem de laboratório para inventar este método peculiar de extração de café.
A cafeteira Chemex nasce em 1941 nos Estados Unidos, pelas mãos de Peter Schlumbohm, um químico alemão. A jarra Chemex é um objeto de design elegante e altamente aclamado, apesar da sua simplicidade em forma de ampulheta. No entanto, pode ser encontrada na exposição do Museu de Arte Moderna em Nova Iorque, aqui é exibida como um dos 100 clássicos de design dos tempos modernos.
Esta forma de fazer café de filtro manualmente está a tornar-se cada vez mais popular, uma tendência que vem do passado e que se encaixa perfeitamente nos tempos modernos. Por isso fique a saber como deve fazer café na Chemex, o sabor do café, a importância dos sacos de filtro Chemex e os segredos para a sua preparação. Primeiro conheça todos os formatos, tamanhos e preços.
Produto | |||||
Imagem | |||||
Valoração dos clientes | |||||
Preços |
Características da Chemex
A elegante Chemex, como pode ver na foto, é composta apenas por 3 elementos de fácil manuseio e limpeza:
- Um topo largo em formato de cone onde se coloca o filtro de papel
- A base em borosilicato, à prova de fogo, que colhe o café preparado
- Um suporte ou alça de madeira com um cordão, para evitar queimar as mãos, dando ao mesmo tempo um toque de elegancia
A Chemex nas suas versões Classic e Handle comercializa-se em 3 versões capazes de produzir 3, 6, 8 e 10 chávenas de café. Já a Handblown, o modelo da Chemex feito à mão, existe nas versões 3, 5, 8 e 13 chávenas. A Chemex surge com uma relação preço qualidade bastante aceitável sendo possível adquirir um modelo capaz de produzir 6 chávenas ao preço de 40 euros.
Os materiais de que são fabricados são pensados de forma a não deixar resíduos e a serem duráveis, sem que se rasguem ao ser retirados da Chemex. O material do recipiente, borosilicato, é outro detalhe que faz a diferença. Por ser um material não poroso ele não afecta o sabor do café.
O filtro da Chemex é mais grosso e resistente, o que se traduz numa maior eficácia a impedir a passagem de borras. O famoso “meia-lua” é o mais célebre, já que são necessárias dobras específicas para que seja usado corretamente, processo que resulta num café mais leve e sem resíduos na chávena.
No entanto, trata-se de um tipo de cafeteira destinada aos amantes da preparação manual do café. A Chemex é uma cafeteira simples sem fazer uso das novas tecnologias, nem mesmo eletricidade. Embora o seu design possa parecer simplista, cada aspecto serve um propósito específico.
Vantagens da Chemex
- Simples
- Prática e fácil de usar
- Não é necessária electricidade para preparar o café
- Ideal para extrair o maior número de aroma e sabores do café.
- Disponível em vários tamanhos com capacidade para 3,6,8 e 10 chávenas
- Design elegante
- Ocupa pouco espaço na bancada da cozinha
- Muito fácil de limpar sendo apenas necessária água quente. Aliás é desaconselhado o uso de qualquer detergente por poder alterar as propriedades do material.
- Ideal para preparar café artesanal
Desvantagens da Chemex
- Para os principiantes, poderá ser difícil obter um bom café. É necessária alguma prática.
- Por serem necessários vários passos, a preparação do café é um pouco demorada o que a torna pouca prática para usar nas atarefadas manhãs.
- Frágil
- O café fica frio rapidamente
O que é preciso para fazer café com a Chemex?
Para preparar café na Chemex, terá de reunir alguns materiais. Tendo em conta a preparação de duas chávenas de café, terá de reunir:
-
- 200 a 250 ml de água filtrada
- Uma fonte de aquecimento para aquecer a água entre 93 e 95 ° C (o ideal é não deixar a água entrar em ebulição e retira-la do lume uns segundos antes)
- Balança
- Relógio/Cronómetro
- Moinho de café eléctrico ou manual
- 14 a 30 g de grãos de café. Pode usar a proporção de 30 gramas de café para cada 250 ml de água
- Cafeteira Chemex
- Filtro Chemex (são melhores que os filtros normais devido à qualidade do papel)
Filtros para a Chemex: é um tipo de papel especial mais espesso do que outros, que permite a extracção límpida do café, de modo a não adquirir um sabor amargo. Este é um ponto-chave desta cafeteira, uma boa filtração permite um café com sabor. Existem filtros quadrados e circulares, ao colocar deve formar uma espécie de cone aberto. Isto garante uma extração uniforme. Cada emabalagem contém 100 filtros Chemex e os preços variam entre 10 e 15€.
Moagem: a moagem deve ser ligeiramente grossa. A espessura do café moído deve lembrar grãos de areia. Se a moagem for muito fina, a Chemex irá estagnar e, por outro lado, se muito grosso gerar um gotejamento café muito rápido e não têm o gosto que deve ter.
Quantidade de água e café: o café da Chemex é um tipo de café suave, não forte, é uma questão que você deve adaptar ao seu gosto. Dado que o café Chemex produz um café de luz e que estamos habituados a café expresso, uma boa proporção de iniciar é de 1:10 (1 grama de café por 10 mililitros de água). Pode aumentar a dose de café ou reduzir a quantidade de água para se ajustar ao seu gosto.
Como fazer café com a Cafeteira Chemex
- Comece por moer o café. Para esta cafeteira é aconselhável uma moagem média a grossa, embora o diâmetro deva ser inferior ao dos grãos usados para preparar café numa prensa francesa. Se não quiser moer o café, compre café já moído tendo o cuidado de o armazenar sempre num recipiente hermético. Dica: ao usar cafés 100% arábica e de acidez elevada irá obter um café aromático e verdadeiramente saboroso
- Ferva a água numa chaleira eléctrica ou no fogão, a cerca de 95 graus. Deixe arrefecer durante cerca de 10 segundos
- Coloque o filtro na cafeteira, seguindo as instruções de utilização do mesmo, e respeitando as dobras caso sejam necessárias
- Coloque um pouco de água quente (cerca de 30ml) no filtro e deixe-o humedecer durante cerca de 5 segundos. Deite fora a água que cair no fundo da Chemex
- Coloque o café moído no filtro
- Despeje lentamente a água sobre o café e em forma de espiral de modo a que a mistura seja coberta de forma uniforme. Deixe repousar por cerca de 30 segundos
- Após o repouso, continue a despejar a água até ao fim. Se o café foi moído na hora, pode ver como este faz algumas borbulhas, é normal. Depois de ter filtrado toda a água, deite fora o filtro de seguida.
- Após este passo, o café está pronto a servir. Para um melhor resultado, deixe o café arrefecer um pouco de modo a fazer sobressair o seu aroma.
Para um resultado satisfatório, o tempo de absorção da água por parte dos grãos de café deve ter uma duração média entre 3 a 4 minutos. Caso o tempo total tenha sido superior ou inferior a este valor, poderá estar a usar uma moagem demasiado fina/grossa respectivamente. Deverá experimentar outras dimensões de grão para resultados personalizados e excepcionais.
Veja no vídeo como fazer café na Chemex:
Como limpar a Chemex
A limpeza da Chemex, apesar da sua forma, é mais fácil do que qualquer outra cafeteira. Os filtros são deitados fora, pode remover a alça de madeira e, em seguida, coloque a Chemex na máquina de lavar louça. Embora, o vidro seja bastante resistente, tome as devidas precauções. Se prefere limpar à mão, introduza uma uma escova adequada para vidros. Como pode ver a sua limpeza não poderia ser mais fácil!
Simples e elegante, a Chemex faz um ótimo café e não em vão começam a ver muitos imitações no mercado. Perante a questão de comprar uma Chemex, para quem se inicia no mundo do café, a eleboração do café pode parecer um pouco exigente, mas com alguma prática, qualquer pessoa com um pouco de paciência pode dominar o processo de extração de café até conseguir a bebida perfeita.
Porque é que deve comprar uma cafeteira Chemex?
A cafeteira Chemex exige alguma paciência mas pode ser uma das melhores formas de obter um café limpo e puro sem aromas amargos. Uma peça de design elegante digna de museu, que cumpre o que promete após alguma prática. Tem um preço razoável, é fácil e simples de usar e limpar e não necessita de eletricidade o que pode ser prático para quem viaja e/ou faz campismo.
Um fogão a gás serve para aquecer a água e preparar o café. Poderá ser no entanto pouco prática de transportar por ser bastante frágil. Apesar de tudo, é uma forma elegante de preparar café artesanal e oferece ao utilizador a liberdade de controlar grande parte da preparação do café.
Deixe um comentário