A Aerobie Aeropress é uma cafeteira rápida e fácil de usar. Em menos de 2 minutos pode fazer uma chávena de café de sabor intenso, com baixa acidez e sem a sensação de amargor. O seu design compacto permite ser a máquina de café manual mais nómada que existe. Sobretudo para os viajantes apaixonados por café.
A Aeropress foi criada em 2005 por Alan Adler. Este engenheiro eletricista que vive nos Estados Unidos e que já conta com mais de quarenta patentes foi gradualmente melhorando o material de que é feita esta cafeteira de forma a ser um utensílio resistente, durável e sem constituintes perigosos para a saúde.
Tal é a popularidade da cafeteira Aeropress que já existem campeonatos por todo o mundo para averiguar quem tem a melhor fórmula de fazer café. São, desta forma, mais de três mil os competidores em todo o mundo que até organizam um campeonato mundial anual.
Fique a saber tudo sobre a AeroPress, o seu funcionamento, como utilizá-la e as 2 opções de fazer café ─ o método tradicional e o invertido, conhecido também como método “de cabeça para baixo”.
O que é a cafeteira AeroPress?
O modelo atualmente mais conhecido e mais usado deste tipo de cafeteira é o Aerobie. Tem a forma de um cilindro e está formada por três partes:
- Uma câmara (tubo de infusão)
- Um êmbolo
- Um porta-filtro
Além disso, é necessária uma chávena ou caneca, para onde sai o café. Veja na imagem todas as peças que compõem a Aerobie Aeropress.
Funcionamento da cafeteira Aerobie Aeropress
Este utensílio tem a capacidade de criar uma câmara de vácuo de forma a permitir extrair o café através do filtro. Estão presentes três técnicas: infusão, pressão e filtragem. Desta forma mantém-se os óleos essenciais do café.
O processo de tirar café é realmente muito simples, é básicamente o mesmo processo que o de uma cafeteira francesa, mas com ligeiras diferenças. O café moído é introduzido no tubo mais largo, chamado câmara, depois deita-se água quente e o tubo mais estreito chamado êmbolo empurra o café, notando resistência devido ao ar contido na câmara. O café é coado ao passar pela tampa do filtro, uma peça furada que contém o filtro de papel e cai diretamente na chávena. Desta forma dá-se a extração do café.
A máquina Aeropress permite ao consumidor experimentar diferentes lotes de café, regular a temperatura da água, o tempo de extração, alternar entre diferentes espessuras do grão de café. Pode ser usada em qualquer lugar, já que se transporta com muita facilidade e é leve tendo como único requisito água quente.
Com a Aeropress também pode fazer, além do café expresso, o americano, capuccinos, ao juntar leite ao café depois de feito entre outros.
Tipo de moagem recomendada:
Utilize uma moagem média a fina, própria para café expresso, para obter um café com um sabor ligeiramente mais intenso.
Como usar a Aeropress
Existem dois métodos de fazer café com a AeroPress: o método tradicional e o método invertido. Optamos primeiro pelo método tradicional que é o método mais adequado e recomendável :
Primeiro ferva 200 ml de água. Consideramos 16 g de pó para 200 ml de água. No entanto, pode adaptar as medidas, consoante o seu gosto. Siga estes passos e as instruções da imagem:
- Retire o êmbolo da câmara (tubo externo).
- Coloque o filtro de papel dentro da tampa do filtro e molhe com água quente, isto ajuda a prender o filtro na tampa e ao mesmo tempo aquece a chávena.
- Enrosque a tampa com o filtro ao tubo externo/câmara.
- Coloque a câmara sobre uma chávena ou caneca e deite 15 a 22 gramas de café moído na câmara de infusão.
- Sacuda para nivelar o café.
- Adicione água quente (80 °C) até atingir o nível 2 indicado na câmara.
- Mexa durante cerca de 10 segundos.
- Insira o êmbolo e pressione-o para baixo muito devagar até atingir o pó de café. Recorde que há uma camada de ar dentro do tubo, por isso notará resistência, pare e volte a empurrar o êmbolo.
- Assim que o café estiver todo na chávena pare de pressionar, de forma a evitar que passem os sabores amargos. Para limpar, desenrosque a tampa do filtro, empurre o êmbolo para remover a borra e enxague tudo.
Veja no vídeo como é fácil fazer café com a AeroPress
Método de preparação invertida:
Há quem goste de preparar o café com a AeroPress na posição invertida. Tal como o nome sugere, a preparação do café faz-se com a Aeropress virada ao contrário, ou seja de cabeça para baixo (como pode ver na imagem). É um método, que se não houver cuidado, está sujeito a cair líquido quente e provocar queimaduras, no entanto o método invertido permite ao utilizador controlar melhor os tempos de infusão que podem ser mais longos.
- Coloque o êmbolo dentro da câmara (tubo externo) e empurre até que a vedação de borracha alcance a marcação “4” do cilindro.
- Agore dê a volta para ficar de cabeça para baixo (os números agora estão virados ao contrário).
- Para fazer uma chávena de café (200 ml) deite 16 g de café moído na AeorPress.
- Coloque um filtro de papel na tampa do filtro e molhe-o completamente com água quente.
- Encha até a marca superior com 80 graus de água quente.
- Mexa bem por 10 segundos.
- Deixe descansar 30 segundos.
- Feche o AeroPress, enroscando a tampa com o filtro na câmara (tubo externo).
- Coloque a chávena de cabeça para baixo sobre a tampa do filtro e dê a volta rapidamente ao Aeorpress.
- Pressione lentamente o êmbolo para baixo, mas sem apertar até ao fundo, pare um pouco antes. O café cai para a chávena.
- Para limpar desenrosque o suporte do filtro e remova a borra e o filtro.
Como é o sabor do café:
O sabor depende da quantidade e dos gostos pessoais. O fabricante Aerobie recomenda 12 g de pó de café moído. No entanto, pode experimentar primeiro 6-8 g de café em pó por chávena. Mas também existem os amantes do AeroPress que utilizam 22 g de café por cada chávena de café.
O café pode ter a mesma intensidade do café expresso, mas claro, não com o creme, pois para isso é necessária uma alta pressão. O tempo de espera durante a infusão pode ir de dez segundos a um minuto, ou mais. Vá experimentando até encontrar o que mais lhe agrada. Se deixarmos um tempo de infusão menor, o resultado seria semelhante ao café americano ou café de filtro.
De todas formas, a cafeteira Aeropress é versátil pois permite que cada pessoa experimente como fazer a melhor chávena de café, ao ir provando as diferentes formas de extração. Tanto o método tradicional como o invertido proporcionam sabores diferentes. Experimente os dois e decida por si mesmo qual é o seu preferido. Pode ainda fazer um café de sabor mais ácido, adicionando a água mais quente ou pode obter um café com mais corpo utilizando uma moagem mais fina.
Aerobie Aeropress: principais características
- Design compacto.
- Inclui uma bolsa de náilon com fecho de correr para guardar ou levá-la de viagem.
- Materiais de polipropileno sem BPA e qualquer substância que possa ser transmitida ao café.
- Indicações no tubo externo com o número de chávenas e a sua respetiva quantidade de água.
- Capacidade: máximo de 3 ou 4 chávenas de café expresso ou 1 ou 2 chávenas de café americano.
- Inclui vários acessórios, como colher de medida para o café moído ou um pacote de 350 filtros descartáveis.
- Dimensões: 12,5 x 12,5 x 29 cms.
- Pesa pouco, cerca de 400 gramas.
Vantagens da AeroPress
- Feita de plástico durável.
- Ideal para levar para acampar ou caminhadas.
- É muito fácil de limpar.
- Todas as partículas do café em pó são filtradas.
- Durante o curto período de infusão, o café em pó está todo em contato com a água para proporcionar um sabor uniforme.
- O sabor final do café pode ser ajustado consoante as preferências pessoais.
- A AeroPress é barata.
Desvantagens da AeroPress
- A aparência pode parecer simples.
- Deve ser sempre utilizado um filtro.
- Não é muito grande e não há modelos com capacidades diferentes.
- É necessário praticar até a pessoa conseguir obter o café de que mais gosta.
Quanto custa a AeroPress e onde pode comprá-la?
Esta cafeteira pode ser adquirida online a 36,36 € e o preço inclui os portes de envio. A caixa contém: o dispositivo Aeropress, 350 micro-filtros de papel, o suporte do filtro, a tampa, colher doseadora, espátula para mexer o café, o funil e a bolsa de náilon.
Porque é que deve comprar uma Aerobie Aeropress?
Para quem quer experimentar métodos diferentes de preparar café e pouco usuais, mas que por isso não deixam de ter muitos adeptos e opiniões favoráveis em todo o mundo. Esta seria a oportunidade de fazer café na Aerobie Aeropress. Um método de extração de café, rápido, barato e que se pode adaptar a vários gostos.
Como é óbvio, é uma forma de fazer café que requer alguma prática até a pessoa encontrar a sua melhor chávena de café com sabor e corpo. Não é uma cafeteira adequada para uma família grande ou para os grandes bebedores do autêntico café expresso.
Como alternativa, podemos recomendar outra forma de preparação parecida à do Aeropress, que é a cafeteira francesa com pistão.
Limpeza:
O processo de limpeza da Aerobie Aeropress é fácil, limpe e enxugue o êmbolo e a câmara depois de cada preparação sob água corrente. Pode também colocar na parte superior da máquina de lavar loiça. Quando a câmara fique gordurosa, devido aos óleos próprios do café, lave-a com vinagre. De vez em quando, deve remover o vedante da extremidade do êmbolo e lavá-lo por dentro e por fora com água morna e detergente de lavar loiça.
Deixamos aqui o manual de instruções da Aerobie Aeropress em português com informação importante em relação ao seu funcionamento.
Deixe um comentário