Site icon Máquinas de Café

Como Escolher uma Máquina de Café

Indispensável para fazer café de qualidade, as máquinas de café são cada vez mais uma presença constante nas casas dos portugueses. No entanto, entre tantas opções e diferentes tipos de equipamentos, é cada vez mais complicado saber como escolher uma máquina de café.

Existe diferentes tipos de máquinas de café, por isso a escolha de um aparelho é uma procura constante dos amantes de café que querem desfrutar do prazer da sua bebida favorita no conforto de casa. De forma resumida, vamos ajudá-lo a escolher uma máquina de café que consiga responder às suas necessidades e a procura do melhor sabor e aroma.

Tipos de máquinas de café

Estas são os principais tipos de máquinas de café que pode encontrar no mercado:

Como pode ver a diversidade de opções existentes atualmente no mercado torna a escolha de uma máquina de café por vezes difícil. Por isso, e para o ajudar, vamos-lhe explicar as características, as vantagens e as desvantagens de cada uma das opções para que, no final, consiga escolher o melhor equipamento para si.

Máquina de café manual

É fã de uma bom expresso ou bica? Saber como escolher uma máquina de café passa também por saber qual é o tipo de café que prefere! Se é fã desta bebida, a máquina de café expresso pode ser uma excelente opção.

Este tipo de equipamento dá-lhe a possibilidade de preparar uma bebida feita ao seu gosto, com um sabor mais ou menos intenso. Por isso as boas máquinas de café expresso custam muito mais do que máquinas de café simples. Algumas, para além do café e expresso, dão-lhe a possibilidade de preparar até cappuccinos!

Todos sabemos que em questão de café expresso, os italianos são o maior referente a nivel internacional. As marcas de máquinas de cafe italianas gozam de anos de experiência no mercado fruto da tradição conjugada com as novas tecnologias.

Como funcionam: as máquinas de café manuais funcionam com vapor a alta pressão, o que resulta num café com um sabor intenso e aroma marcante. Dependendo da máquina, pode fazer um ou dois cafés ao mesmo tempo.

Vantagens:

Desvantagens:

Máquina de cápsulas

As máquinas de café de cápsulas são cada vez mais populares, acabando por ser uma das primeiras opções de quem procura fazer uma boa escolha de uma máquina de café.

Sendo muito fáceis de utilizar e de limpar, fazer cafés e bebidas extravagantes com este tipo de equipamento é muito rápido!  A rapidez e facilidade de utilização são, certamente, duas das maiores características deste tipo de máquina.

Como funcionam: as máquinas de cápsulas funcionam através de um sistema de pressão que faz passar a água na cápsula, resultando na bebida final. Permitem muito facilmente ter um café de qualidade, mas não só! Com este equipamento, pode também dar-se ao luxo de escolher não só o tipo de café, como também outros tipos de bebidas como chá ou chocolate.

Vantagens:

Desvantagens:

Máquinas super automáticas

As máquinas super automáticas são um dos equipamentos preferidos daqueles que procuram acertar na escolha de uma máquina de café que produza uma bebida realmente intensa e de qualidade.

Este tipo de máquina permite fazer um café que mantém a riqueza e intensidade única acabado de moer, isto porque sim, esta máquina moi no momento os grãos de café!

Como funcionam: a máquina automática tem um moinho de café integrado. Assim, esta máquina pode moer automaticamente o café, permitindo que extracto dos grão dure para uma ou mais chávenas ao mesmo tempo.

Para além de café tradicional, algumas máquinas permitem também a preparação de outras bebidas como lattes, cappuccinos, macchiatos, etc.

Vantagens:

Desvantagens:

Máquinas de café de filtro

As máquinas de café filtro são um dos tipos de máquinas mais utilizadas e populares. Permitindo fazer uma grande quantidade de café de uma vez só, são máquinas que permitem fazer café de sabor intenso e para toda a família!

Como funcionam: as máquinas de café a filtro funcionam graças a um depósito de água. A água é aquecida por uma resistência que está, normalmente, na base do equipamento. Uma vez que a água fica quente, a mesma passa por um filtro onde, juntamente com o café aí colocado, é produzida a bebida final.

Este processo produz uma bebida de sabor mais ou menos intenso, dependendo a mesma da qualidade do café moído escolhido.

Vantagens:

Desvantagens:

Cafeteiras Moka ou italianas

E por último não devemos esquecer a tradicional cafeteira Moka, também conhecida como a cafeteira italiana, sendo também uma opção a considerar no momento de comprar uma máquina de café. Éconómica, prática e barata, pode produzir várias chávenas conforme o modelo a escolher. Pode ver no guia de compras, como escolher a cafeteira Moka, bem como todas as suas características principais, vantagens e desvantagens.

As tradicionais cafeteiras Moka vão ao lume, e em apenas 5 minutos tem o seu café preparado. E, para quem não tem tempo a perder, pode optar por comprar uma cafeteira elétrica moka, algumas com temporizador incluido, para ter o café no momento que melhor lhe convier.

Cafeteiras de êmbolo

As cafeteiras de pistão ou francesas, como também são conhecidas, caracterizam-se pela sua simplicidade. Consoante o modelo a escolher, pode preparar uma grande quantidade de café com rapidez e facilidade. Para tal, deve ter o cuidado de comprar um bom café com a moagem adequada. O segredo para se obter um bom café numa cafeteira francesa ou de êmbolo é conseguir a temperatura da água exata, que deve estar entre 92-93ºC.

Estas cafeteiras têm um design elegante e simples, compostas por um cilindro de vidro, um êmbolo e um filtro de metal e o mais interessante é que não precisam de eletricidade. Deve primeiro ferver a água noutro recipiente. Deite o seu café moído preferido na cafeteira e adicione a água. Como vê são muito fáceis de usar e limpar, no entanto o café obtido não tem o sabor do café expresso.

Neste mesmo segmento cabe ainda mencionar a Aerobie Aeropress, um tipo de máquina de café de pistão, mas com algumas diferenças em comparação à cafeteira francesa, pois a forma de preparar o café faz-se introduzindo o café moído no tubo mais largo (câmara), depois é adicionada a água quente.

O êmbolo, o tubo mais estreito, empurra o café, notará a pressão do ar, que ao passar pelo filtro, cai diretamente na chávena. O tempo total de preparação do café é de apenas 30 segundos, obtendo-se um café parecido ao expresso, sem a capa de creme, obviamente.

Todos os tipos de máquinas de café são diferentes tanto no método de extração de café, como no seu funcionamento, capacidade e, claro, no design. Tudo isto deve ser tido em conta no momento de comprar. O nosso guia de compras de máquinas de café pode ajudar a orientá-lo nesse sentido.

No site maquinasdecafe.net vai ficar a conhecer a grande variedade de máquinas de café disponíveis atualmente no mercado, as diferentes marcas e modelos, as suas características principais, as suas vantagens, desvantagens e preços tornando a escolha e a decisão de compra num processo muito mais simples.

Exit mobile version