Um café é uma arte e os verdadeiros apreciadores de café sabem que o sabor do café é melhor com grãos moídos na hora. E se há coisa que priorizamos é o sabor particularmente intenso e genuíno de uma chávena de café. A moagem, por si só, cria um aroma envolvente e reconfortante. Para obter um bom café, a moagem dos grãos é um fator de sabor decisivo. É por isso que lhe vamos dar a conhecer as principais dicas de como moer o café corretamente.
Como moer o café corretamente com um moinho de café
- Pese os grãos de café que vai necessitar.
- Coloque a quantidade desejada de grãos de café pretendida no depósito do seu moinho de café.
- Selecione o grau de moagem desejado e, se necessário, a quantidade de café correspondente ao número de chávenas que deseja, bem como o botão de seleção de aroma (só em alguns moinhos).
- Certifique-se de que haja um recipiente para recolher o café moído.
- Inicie o processo de moagem: se utilizar um moinho de café elétrico, ligue-o. Se for um moinho manual, gire a manivela até moer a quantidade desejada.
- Retire o café acabado de moer e coloque-o na sua máquina de café ou cafeteira tradicional, tipo moka e comece a preparar a sua deliciosa chávena de café.
A escolha do moinho deve ter em conta as vantagens e desvantagens de cada um. Há vários tipos de moinhos no mercado. Vamos resumir os principais alertando para pormenores que no fim poderão fazer a diferença. Escolha o que melhor se adequa a si e ao que procura.
Moinhos de café
– Moinhos manuais de café exigem mais tempo e força física. Constituem uma opção para quem gosta de dar à manivela e dispõe de tempo. Regular o nível de moagem supõe uma dificuldade em particular na obtenção da moagem mais fina. Não sobreaquecem o que não afeta o sabor do café e são silenciosos. Há uma gama muito grande destes moinhos não elétricos, ente eles, o moinho de café antigo, a preços variados que podem ajustar-se ao que cada consumidor procura e pode pagar.
– Moinhos elétricos de café dividem-se em dois grupos: com mós cónicas (rebarbas) e de lâminas. Os primeiros a privilegiar, pois garantem uma moagem homogénea dos grãos, em detrimento dos moinhos de lâmina que produzem uma moagem desigual, além disso tendem a aquecer e afetaria o sabor do café na chávena. São ainda um pouco barulhentos, mas uma vantagem importante a apontar é que são rápidos.
Ajustar a espessura da moagem
É muito importante ajustar o moinho de café à moagem, de modo a moer o café corretamente. O ajuste do moinho é o que determina a espessura fina ou grossa para um bom resultado. A espessura não é um mero pormenor. Vamos explicar melhor!
A espessura da moagem é importante para obter a melhor experiência de sabor do café, mas também o tempo de extração do café, ou seja, o tempo em que o café fica em contacto com a água. Por exemplo, se pretende um café expresso, deve optar por uma moagem fina. Mas se aumentar o tempo em que os grãos vão estar em contacto com a água, deve evitar uma moagem fina e optar por uma moagem mais grossa; demasiado grossa também pode tornar o café mais aguado. Por tudo isto, a espessura dos grãos do café moído afeta o tempo de extração do café.
No entanto, em questões de gostos, a espessura da moagem, também depende das preferências de cada pessoa e da vontade de experimentar. Se gosta do seu café um pouco mais forte, escolha uma moagem mais fina. Se não o deseja tão forte, experimente uma moagem um pouco mais grossa. Uma boa maneira é começar com a moagem média e, depois, adaptar gradualmente a espessura até encontrar o desejado ponto de equilíbrio, desta forma conseguirá moer corretamente os grãos de café.
Moer o café corretamente: erros a evitar
- Se moer o café muito fino, impedirá a passagem da água, logo a água vai absorver não só os aromas do café, mas também as substâncias amargas ao estar muito tempo em contacto com o pó de café.
- Se moer o café demasiado grosso, a água passa muito rapidamente através do pó de café e o café fica aguado e sem sabor. Isto, porque o café moído fica em contacto com a água menos tempo do que deveria.
- Mesmo os grãos de café da mais alta qualidade não se livrariam destes inconvenientes.
- Dica: pode verificar o grau de moagem mencionado no manual da sua máquina de café. Veja também, que tipo de moagem utilizar para os diferentes cafés.
Escolher os grãos de café
Escolher os melhores grãos de café pode fazer toda a diferença. Como regra, ao comprar os grãos de café em vez do pó de café moído, estes retêm o aroma por mais tempo, uma vantagem face ao café moído já pronto. O sabor depende também da variedade arábica ou robusta, do tipo de torrefação dos grãos, assim como do grau de moagem. Pode também optar por uma loja que faça a moagem do café no próprio dia.
O café depois de moído deve ser utilizado e não guardado, já que perderia parte do seu sabor e aroma original. Contudo, para conservar a frescura do café, guarde-o num recipiente hermético num local escuro, seco e pouco húmido. O mesmo se aplica ao grão de café inteiro: embora tenha uma vida útil mais longa, a intensidade do aroma diminui com o tempo.
Por todas estas razões, é caso para dizer que o café também é uma ciência. É necessário conhecimento, treino e prática até alcançar a forma correta de moer os seus grãos de café. O conhecimento é importante mas “experimentá-lo” é que lhe vai dando habilidade.
Deixe um comentário