Gosta de preparar o seu café quando vai de viagem, quer seja a passar férias num parque de campismo, na sua autocaravana, ou num apartamento que alugou, não se preocupe apresentamos–lhe as melhores opções para fazer café fora de casa. Haverá quem prefira levar consigo a sua máquina Nespresso ou Dolce Gusto, ou quem prefira ir ao café mais próximo da zona em que está, mas para os que desejam fazer o seu próprio café indicamos qual é o equipamento adequado para fazer café nas férias, tal como o faria em casa.
Os melhores acessórios de café para viagem
Quem vai de férias não quer levar consigo acessórios desnecessários que ocupem muito espaço na bagagem. As várias opções que apresentamos para desfrutar do sue café ao ar livre, quer seja na montanha, à beira-mar, não pesam muito e são fáceis de desmontar.
Estes métodos são basicamente uma forma de fazer café de filtro manualmente, diferentes ao café expresso, mas uma tendência tradicional, que nunca passa de moda e que lhe permitem desfrutar de uma chávena de café em qualquer lugar. Apresentamos–lhe as opções mais comuns de fazer café fora de casa que lhe vão ajudar a descobrir qual se adapta melhor ao seu estilo de vida.
French press
Conhecida também como a cafeteira de êmbolo ou prensa francesa, este tipo de cafeteira, permite-lhe fazer café da forma fácil e rápida. Basta colocar o café moído e depois adicionar água quente. Após três ou quatro minutos, pressione o êmbolo lentamente e o seu café está pronto.
Pode encontrar esta cafeteira em vidro da marca bodum, por exemplo, mas também existem vários modelos em inox, mais adequados para as suas férias de campismo e também mais resistentes, como a ozavo, uma opção mais barata. Estão disponíveis em vários tamanhos. Escolha um tamanho que se adapte ao seu espaço de bagagem e ao número de pessoas que vão tomar café.
Café Aeropress
O Aeropress é um tubo compacto que quase não ocupa espaço, sendo ótimo para levar em viagens. Com este método, similar à cafeteira francesa, o café moído é introduzido num tubo, depois deve adicionar água quente e com o êmbolo empurre o café, o café sai coado ao passar pelo filtro, e cai diretamente na chávena. A limpeza é fácil e na compra do aparelho, os filtros de papel vêm incluídos, uma vantagem para poupar tempo nas férias.
Cafeteira italiana
A icónica cafeteira moka – pequena, prática e barata – pode também ser usada para fazer café quando vai de férias. Esta tradicional cafeteira italiana ainda faz parte dos hábitos dos portugueses, sendo que continua a existir em muitas casas, por isso, para muitos ainda é a melhor cafeteira para fazer café quando vão de férias.
Café coado
Este tipo de café também conhecido como pour-over, consiste num porta-filtro e filtros de papel. Este método é realmente muito simples: coloque o porta-filtro com o filtro em cima de uma caneca ou jarro, deite o pó de café no filtro, verta a água quente em fio sobre o pó de café. Depois de ter filtrado toda a água, o café está pronto a servir.
A marca Melitta dispõe de um porta-filtro, ideal para levar consigo de férias. Se vai viajar, a chemex é outra opção a ponderar.
Café instantâneo
De todas as opções apresentadas, o café solúvel é, sem dúvida, a opção mais fácil e rápida de preparar café nas férias. Não é a opção ideal para os grandes apreciadores de café, mas devemos reconhecer que é prática. Não ocupa muito espaço e basta colocar água quente.
Outra forma de drip coffe é lavar consigo café em saquetas, tal como se prepara o chá. Um método fácil e rápido que não precisa de equipamentos, basta colocar a monodose na chávena e depois acrescentar água quente. Um dos mais conhecidos é o Drip Coffee da Delta, que vem em caixas com cinco unidades, pode comprar online ou nos supermercados.
Outra opção adequada para quando vai de férias é a máquina de café portátil, pode ver aqui os vários modelos. Normalmente são aparelhos de formato pequeno com capacidade para fazer uma chávena de café de cada vez.
Dicas essenciais na preparação
Um fator muito importante é a escolha do café certo para evitar uma bebida de má qualidade, e que destaque pelo seu sabor e aroma, como os cafés Delta. Compre café moído e guarde num recipiente hermético após aberto. Cafés 100% arábica são boas opções, como também a torrefação e moagem adequada. Outro fator é qualidade da água, a utilização de água engarrafada ou filtrada é uma boa escolha. A água deve aquecer cerca de 95 graus, quer seja num fogão a gás ou numa chaleira elétrica.
Como pode ver, há uma grande variedade de métodos de preparação de café para as suas férias. Cada um destes métodos vão-lhe permitir extrair o máximo sabor e aromas dos grãos de café. Não existe a maneira certa, ou a melhor de prepará-lo, pois depende sempre das suas aptitudes pessoais. Por isso, escolha o equipamento que melhor se adapte às suas necessidades e leve consigo o melhor aliado na experiência de fazer o seu próprio café fora de casa.
Deixe um comentário