O café é a bebida de eleição dos portugueses. Segundo alguns estudos, cada português consome em média 3 cafés por dia. Apesar da vida moderna e toda a sua azáfama, continuamos a gostar de beber um bom café em casa. Seja logo de manhã ao acordar, seja no fim de um almoço de família, a questão é que qualquer oportunidade é motivo para tomar esta deliciosa bebida. Explicamos passo a passo como fazer café em casa, quer seja na cafeteira tradicional, na máquina de filtro, nas máquinas automáticas, ou outros aparelhos menos conhecidos como o French Press e o Aeropress.
Com o equipamento certo, um café de qualidade e alguma perícia, pode beber um excelente café em casa. Resumimos as dicas mais importantes de como preparar um café delicioso sem precisar de ir ao café mais próximo.
Todas as opções de fazer café:
Conheça primeiro as formas tradicionais de fazer café e viva uma experiência única. São métodos de fazer café em casa, que vão desde a cafeteira italiana, o French Press, o café turco e outros como o Aeropress, que requerem equipamentos especiais para depois seguirmos com as máquinas automáticas que vieram revolucionar a forma de fazer café em casa.
Cafeteira italiana

Também conhecida como moka, a cafeteira italiana é a forma mais tradicional de fazer café em casa. A extração faz-se mediante a pressão do vapor de água, resultando num café de sabor concentrado, mas sem a capa de creme típica do café expresso. Os passos a seguir:
- Deitar água na parte de baixo da cafeteira
- Encaixar o funil/filtro e deitar o café moído cerca de 20/22 gramas para 2 chávenas
- Enroscar a parte de cima com a parte de baixo
- Leve ao fogo até o café começar a subir
- Ao ouvir o ruído, significa que o café está pronto e pode servi-lo
Dica: pode aquecer previamente a água, para um melhor sabor do café.
Cafeteira francesa:

Se procura uma forma fácil de fazer café em casa, a French press ou cafeteira de êmbolo, como também é conhecida, é o equipamento que lhe permite uma extração intensa com corpo e aromas pronunciados. A preparação na cafeteira francesa é a seguinte:
- Deite uma colher de chá de café moído, moagem grossa, dentro do jarro
- Junte 200 ml de água quente (entre 92-96ºC) e mexa com uma colher para maximizar os aromas do café
- Imediatamente coloque o êmbolo sem pressionar e deixe repousar durante 4 minutos
- Baixe lentamente o êmbolo até ao fundo e sirva imediatamente para evitar que o café fique com um sabor amargo
Aeropress

O AeroPress é outra opção, para muitos ainda desconhecida, para preparar café. A moagem deve ser média, a mesma moagem do expresso e do café de filtro. Deverá utilizar 20 g de café para 240 ml de água. Siga os passos:
- Aqueça primeiro a água a 92º
- Separe o êmbolo da câmara do Aeropress e coloque o filtro na tampa
- Enrosque a tampa no Aeropress e coloque-o sobre uma chávena ou caneca e adicione uma colher de medida de café
- Junte a água quente na câmara do AeroPress até ao nível 1 (para café concentrado), adicione mais água se quer um café mais suave
- Mexa durante 10 segundos
- Insira o êmbolo e pressione para baixo até chegar ao pó de café
- O café cairá na chávena
E já pode beber um ótimo café preparado no Aeropress!
Café turco

Ao fazer café turco trazemos o passado de volta. É um método tradicional que se assemelha ao café de panela. Este café é feito na cafeteira turca de cobre ou latão com cabo longo, denominado cezve ou Ibrik. Além da cafeteira, é necessário água, uma fonte de calor e café de moagem muito fina.
- Coloque o café moído na Cezve – cerca de 1 a 2 colheres de café por pessoa, se quiser pode adicionar especiarias, cardamomo, canela ou anis estrelado
- Adicione açúcar agora e não depois de feito
- Deite a água no cezve, cerca de 50 ml de água por cada chávena
- Mexa até dissolver o açúcar
- Leve o cezve ao fogo
- O café é fervido duas vezes: quando o café começa a ferver, forma-se espuma. Retire o cezve do fogo e coloque uma colher da espuma em cada chávena
- Leve o café outra vez ao fogo até levantar fervura para que se desenvolvam mais aromas
- Após a segunda fervura, retire do fogo. O café está pronto
- A borra ficará no fundo do cezve
- Sirva em chávenas sem coar
Café instantâneo

A preparação do café instantâneo, conhecido também como café solúvel é uma das formas mais simples e rápidas de fazer café em casa. Mas, em questões de sabor não se assemelha a um café acabado de fazer de uma máquina de café. Mas quem é fã do café instantâneo tem garantido um café quente e a sua dose rápida de cafeína.
Basta aquecer a água (não a ferver), preferivelmente água filtrada e juntar ao pó de café.
Café em cápsulas:

Esta deve ser a forma de fazer café em casa da maioria dos portugueses. O café em cápsulas, caracteriza-se por ser um café com sabor, já que o café fresco moído vem encapsulado. A água quente sob pressão de 15 a 19 bars produz um café aromático e cremoso. As máquinas de café Nespresso e Dolce Gusto são as mais utilizadas para fazer café em cápsulas:
- Encha o depósito de água e feche com a tampa, ligue a máquina
- Coloque uma chávena por baixo do bico de extração
- Insira uma cápsula de café no porta-cápsulas
- Prima o botão do café expresso
- Retire a chávena e beba
Há modelos de máquinas que a extração pára automaticamente, como as máquinas Nespresso, mas alguns modelos Dolce Gusto deverá pressionar o botão expresso a fim de parar a extração.
Café expresso

O café expresso em Portugal, a famosa “bica”, define-se como um café com corpo e uma boa capa de creme. Para isso a extração é feita numa máquina de café manual com água quente sob pressão de 8-10 bar, para que resulte num café com todo o seu aroma e aquela capa de creme no topo. Pode ver aqui como fazer café expresso na máquina, mas basicamente os passos a seguir são:
- Encha o reservatório com água e ligue o aparelho
- Deite café no porta-filtro (uma colher doseadora por chávena)
- Calque o café no porta-filtro
- Insira o porta-filtro no aparelho e rode-o até encaixar
- Coloque uma ou duas chávenas por baixo dos bicos
- Pressione o botão “Expresso”. O café corre para a chávena
- Quando a chávena encher com a quantidade desejada, pressione novamente o botão “Expresso”, para que não continue a sair mais água
- Pode beber o café
Em vez do café moído pode utilizar as pastilhas monodose ESE, para simplificar o processo de fazer café em casa.
Café em pastilhas
- Introduza a pastilha no porta-filtro
- Encaixe o porta-filtro no grupo de distribuição do café, rodando-o da esquerda para a direita
- Coloque a chávena preaquecida debaixo dos furos da saída do café.
- Pressione no botão café expresso
- Depois de alcançada a quantidade de café desejada, interrompa a saída do café.
- Retire a chávena e beba o seu café
Filtro

Fazer café na máquina de filtro, não apresenta qualquer dificuldade. Basicamente o aparelho começa a preparar o café e mantêm-no quente, graças à placa de aquecimento. O resultado é um café de filtro escuro com sabor, mas mais aguado. A máquina pode fazer café em grandes quantidades porque a extração faz-se para o jarro de vidro.
- Encha o reservatório com água, a quantidade desejada
- Coloque o filtro de papel
- Acrescente a quantidade necessária de café em pó dentro do filtro
- Feche o suporte do filtro até encaixar
- Coloque o jarro de vidro na placa de aquecimento
- Ligue o aparelho no botão
- O aparelho começa a preparar o café
Quando o café pára de sair o aparelho mantém o café quente, pelo menos durante meia hora.
Café moído ou em grão?
Nas opções apresentadas de fazer café em casa e de forma a evitar a perda de sabor, o melhor é comprar café em grão e moer no momento. O café moído perde rapidamente aromas e depois de alguns dias perde sabor. Mas se opta por praticidade e rapidez, o café moído pode ser a solução para si.
Outro fator importante é o grau de moagem, que deve ser adequado a cada tipo de café, por exemplo, para uma cafeteira italiana – moagem média/fina, para a máquina de filtro – moagem média etc. Isto representa um fator essencial para o sucesso da preparação do café.
Um Blend é uma mistura de diferentes tipos de café. Há cafés 100% de grãos arábica ou misturas de grãos arábica e robusta. As misturas de arábica são geralmente mais suaves e aromáticas, enquanto as misturas de Robusta são muito mais intensas, contêm mais cafeína e têm um corpo pronunciado.
Quantidade de café adequada
- Café filtro: 30g de café moído com 500 ml de água
- Café na cafeteira italiana: 6g de café moído por chávena. Para uma cafeteira de 3 chávenas (um dos tamanhos mais conhecidos da Bialetti), são cerca de 18 g de café.
- French Press: 65 g de café moído (7 – 8 colheres de sopa) para 1 litro de café
- Café turco: para uma chávena (50 ml) 1 colher de chá cheia de pó de café
- AeroPress: 16 g de café para 200 ml de água
- Café expresso: 7 a 8 g de café moído para cerca de 35 ml de café
Se usar um café solúvel ou instantâneo, duas colheres de chá de café são suficientes para 180 ml de água. Podendo também prepará-lo com leite, de acordo com o seu gosto pessoal. Se recorrer a cápsulas ou pastilhas, esta tarefa já está facilitada.
Temperatura da água
A temperatura da água deve estar entre os 92 e 95 graus. Nunca utilize água a ferver! A água muito quente pode dar um sabor amargo ao café, isto porque pode formar substâncias amargas. Por outro lado, se a água não está suficientemente quente, não extrairá todo o aroma do café moído.
Se preparar o seu café nas máquinas de café automáticas, estas estão equipadas com um mecanismo que controla a temperatura da água, não tendo que preocupar-se com esse aspeto, nem com a moagem, já que o café em cápsulas ou aquele feito nas máquinas súper automáticas veio facilitar a tarefa de fazer café em casa.
Siga as recomendações de limpeza e manutenção da sua máquina, entre eles a remoção do calcário. A falta de limpeza tanto da máquina de café quer do moinho fazem com que os óleos do café acumulem-se e transmitam ao café um mau sabor.
A água da torneira não é a mais aconselhável, opte sempre por água mineral de forma a manter o sabor e qualidade do café. Experimente e descubra por si mesmo a sua própria tática para fazer café em casa e desfrutar desta bebida todos os dias. Qualquer que seja o equipamento que utiliza, os grãos, a moagem, a temperatura da água, tudo no seu conjunto deve manter um equilíbrio para a obtenção do sabor do café.
Deixe uma resposta